MapBiomas

Num país de dimensões continentais como o Brasil, a existência de dados confiáveis e acessíveis sobre a cobertura e o uso da terra são essenciais para garantir a eficiência no combate ao desmatamento. O MapBiomas foi criado para garantir a disponibilidade dessas informações, a partir de uma metodologia de ponta, rápida e de baixo custo.

Com base na tecnologia Google Earth Engine, o projeto gera mapas anuais da cobertura vegetal e uso do solo no Brasil, disseminados em uma plataforma colaborativa. A coleção mais recente de mapas diz respeito ao período de 1985 a 2017 e permite a consulta por biomas, estados, municípios e unidades de conservação, entre outros recortes territoriais. São informações que podem ser usadas no planejamento de ações de combate ao desmatamento, no cálculo de emissões de gases do efeito estufa e na formulação de políticas voltadas para o uso sustentável dos recursos naturais.

O MapBiomas é uma iniciativa multi-institucional da qual participam universidades, ONGs e empresas de tecnologia. Seus dados são utilizados por diversas instituições públicas – entre as quais o IBAMA, que se aliou ao projeto na fase 2 em que avançamos nas validações de alertas de desmatamento existentes no país.

Conheça o MapBiomas