Cidades e Territórios

Vivemos em um mundo cada vez mais urbano. Até meados do século, 6 bilhões de pessoas viverão em cidades. No Brasil, já são mais de 170 milhões – cerca de 85% da população. Essa realidade agrava problemas já bastante complexos, como a desigualdade, a falta de infraestrutura e o consumo insustentável de recursos naturais. E torna mais difícil, para os governos, oferecer serviços que atendam às necessidades dos cidadãos.

Mas as cidades não são obstáculos para um futuro melhor. Ao contrário. Elas concentram os recursos humanos, econômicos e tecnológicos que podem revolucionar a forma como vivemos. Com estímulo à inovação, lideranças comprometidas e a participação da sociedade, podemos criar ambientes urbanos mais justos, saudáveis e prósperos para todos.

No programa Cidades e Territórios, apoiamos iniciativas que estimulam a inovação na gestão pública e a participação dos cidadãos na transformação das cidades. 

Os desafios que os municípios enfrentam só serão superados se nos voltarmos para a inovação. Não como algo inalcançável, mas como a oportunidade de sermos mais efetivos na prestação de serviços para a sociedade.”

Edvaldo Nogueira, prefeito de Aracaju (SE), município integrante do Fórum Inova Cidades

ESTRATÉGIAS ADOTADAS

1

Promover a criação, o financiamento e a ampliação do uso, por parte das prefeituras, de soluções inovadoras para a promoção da sustentabilidade nas cidades.

2

Articular redes e iniciativas que viabilizem mudanças no ambiente regulatório e ampliem a inovação nos municípios.

3

Apoiar parcerias e redes que mobilizem a sociedade civil e influenciem tomadores de decisão nas agendas de sustentabilidade urbana, democracia participativa e gestão pública.

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Pessoas. Planeta. Prosperidade. Parceira. Paz. Essas são as perspectivas abordadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Eles constituem uma agenda mundial composta por 17 objetivos e 169 metas a serem alcançados até 2030. Os ODS foram acordados em 2015 durante a Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Nossos programas buscam contribuir para que eles sejam alcançados. Abaixo destacamos os ODS prioritários para o Programa Cidades e Territórios.

Erradicação da Pobreza
Fome zero e agricultura sustentável
Saúde e bem-estar
Educação de qualidade
Igualdade de gênero
Água potável e saneamento
Energia limpa e acessível
Trabalho decente e crescimento econômico
Indústria, inovação e infraestrutura
Redução das desigualdades
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção sustentáveis
Ação contra a mudança global do clima
Vida na água
Vida terrestre
Paz, justiça e instituições eficazes
Parcerias e meios de implementação

COM QUEM FAZEMOS