Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia

O sul da Bahia inspira por suas riquezas, saberes e belezas. Patrimônio sociocultural do Brasil, a região encanta pelo litoral exuberante. Suas florestas de Mata Atlântica abrigam uma das áreas de maior biodiversidade do planeta. Mas esse território privilegiado enfrenta desafios econômicos, sociais e ambientais desde a crise que abalou, nos anos 90, a histórica economia do cacau. E busca, agora, encontrar novos caminhos para gerar bem-estar para as pessoas e preservar sua natureza.

Acreditamos que é nas vocações do sul da Bahia que estão suas forças para construir um futuro mais próspero. E queremos contribuir para tornar a Costa do Cacau referência em desenvolvimento sustentável.

No programa Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia, trabalhamos com uma rede de parceiros em áreas centrais para a sustentabilidade: desenvolvimento econômico, gestão pública, educação e empreendedorismo comunitário.

A Costa do Cacau

A Costa do Cacau tem dez municípios e cerca de 500 mil habitantes. Nossas ações se concentram em Itacaré, Uruçuca, Ilhéus, Itabuna, Una e Canavieiras.

O Cacau-Cabruca  

A cabruca é o cacau da floresta. Um sistema de produção com mais de 200 anos em que o cacau é cultivado à sombra das árvores da Mata Atlântica, permitindo sua conservação.

ESTRATÉGIAS ADOTADAS

1

Apoiar o desenvolvimento econômico da região por meio do fortalecimento e dinamização da cadeia do cacau e chocolate.

2

Fomentar o empreendedorismo social por meio da oferta de serviços financeiros, capacitações e do apoio a projetos socioambientais.

3

Apoiar iniciativas que potencializem as ações do poder público e da comunidade local voltadas para a melhoria da educação básica municipal.

4

Apoiar iniciativas que fortaleçam os gestores públicos e a sociedade civil na promoção da eficiência na gestão pública.

5

Fortalecer a governança e os arranjos institucionais necessários para a implementação e o monitoramento do Plano de Desenvolvimento Regional.

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Pessoas. Planeta. Prosperidade. Parceira. Paz. Essas são as perspectivas abordadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Eles constituem uma agenda mundial composta por 17 objetivos e 169 metas a serem alcançados até 2030. Os ODS foram acordados em 2015 durante a Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Nossos programas buscam contribuir para que eles sejam alcançados. Abaixo destacamos os ODS prioritários para o Programa Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia.

Erradicação da Pobreza
Fome zero e agricultura sustentável
Saúde e bem-estar
Educação de qualidade
Igualdade de gênero
Água potável e saneamento
Energia limpa e acessível
Trabalho decente e crescimento econômico
Indústria, inovação e infraestrutura
Redução das desigualdades
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção sustentáveis
Ação contra a mudança global do clima
Vida na água
Vida terrestre
Paz, justiça e instituições eficazes
Parcerias e meios de implementação