Mudanças Climáticas

As mudanças climáticas são reais. Um fenômeno que já afeta economias, ecossistemas e a vida de milhões de pessoas ao redor do globo. Enfrentá-las é um dos maiores desafios dos nossos tempos. Mas é também a chance de construirmos um mundo sustentável e verdadeiramente próspero, revolucionando a forma como vivemos e nos relacionamos com o meio ambiente do qual fazemos parte.

Acreditamos que o Brasil tem a oportunidade de ser um protagonista na construção de uma economia de baixo carbono. Com um território extenso e diverso, água em abundância e um patrimônio natural extraordinário, o país reúne condições únicas para realizar as transformações de que o mundo precisa. Para isso, precisa mostrar que é possível promover um novo modelo de desenvolvimento, que compatibilize produção agropecuária e conservação ambiental.

No programa Mudanças Climáticas, apoiamos iniciativas que contribuam para a redução das emissões de gases do efeito estufa relativas ao uso da terra, bem como iniciativas para seu uso sustentável.

Fonte: SEEG – Estimativa de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (CO2 e GWP) no Brasil em 2017

ESTRATÉGIAS ADOTADAS

1

Apoiar o desenvolvimento e a aplicação de ferramentas e mecanismos de controle, monitoramento e fiscalização que promovam o uso sustentável do território e o cumprimento da legislação.

2

Apoiar iniciativas que mobilizem diversos setores da sociedade e influenciem tomadores de decisão para a criação e aprimoramento de políticas públicas relacionadas ao uso da terra.

3

Apoiar modelos de negócio inovadores e mecanismos de mercado, economicamente viáveis e escaláveis, que contribuam para a conservação e restauração de florestas e paisagens.

OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Pessoas. Planeta. Prosperidade. Parceira. Paz. Essas são as perspectivas abordadas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Eles constituem uma agenda mundial composta por 17 objetivos e 169 metas a serem alcançados até 2030. Os ODS foram acordados em 2015 durante a Cúpula das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável. Nossos programas buscam contribuir para que eles sejam alcançados. Abaixo destacamos os ODS prioritários para o Programa Mudanças Climáticas.

Erradicação da Pobreza
Educação de qualidade
Água potável e saneamento
Trabalho decente e crescimento econômico
Indústria, inovação e infraestrutura
Consumo e produção responsáveis
Ação contra a mudança global do clima
Vida terrestre
Parcerias e meios de implementação
Redução das desigualdades
Cidades e comunidades sustentáveis
Consumo e produção sustentáveis
Ação contra a mudança global do clima
Vida na água
Vida terrestre
Paz, justiça e instituições eficazes
Parcerias e meios de implementação

COM QUEM FAZEMOS