Fortalecimento institucional

Mariana Cabral faz parte da frente de Fortalecimento institucional

Com o objetivo de poupar recursos a partir do equilíbrio fiscal e revinvesti-los em melhores serviços para a comunidade, este projeto feito em parceria com a GOVE – organização que atua no apoio à eficiência nos governos municipais –  tem apoiado o fortalecimento institucional de quatro cidades: Canavieiras, Itacaré, Una e Uruçuca. 

Ao todo, já foi possível contabilizar um impacto de R$ 8,2 milhões, entre redução de despesas municipais e aumento das receitas. Desse total, 65% já foram captados pelas prefeituras e o restante deve ser arrecadado até o fim de 2020.

A ideia é que o recurso possa ser reinvestido em melhoria de serviços para a população e garantir o desenvolvimento local. Em Una, por exemplo, várias transformações foram possíveis, como acréscimo de uma nova rota de transporte escolar, calçamento de vias urbanas, construção e reforma de praças e urbanização de áreas carentes. 

Uma frente exclusiva voltada para a área da Educação nas quatro cidades também ganhou força. Em um trabalho realizado com as Secretarias de Educação, a iniciativa conseguiu uma redução de despesas e oportunidades de arrecadação de R$ 2,3 milhões apenas nesta pasta.Conheça também a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), outra iniciativa do programa do Sul da Bahia que tem como objetivo avançar no desenvolvimento territorial em parceria com a gestão pública.