FAQ

Que tipo de organização é o Arapyaú?

O Arapyaú é uma instituição privada, sem fins lucrativos, dedicada a fortalecer iniciativas voltadas para a promoção do desenvolvimento sustentável no Brasil. Dentro da filantropia, seu campo de atuação é o do investimento social privado.


Segundo o GIFE, investimento social privado é “o repasse voluntário de recursos privados de forma planejada, monitorada e sistemática para projetos sociais, ambientais, culturais e científicos de interesse público”. Essas ações podem ser conduzidas por fundações, institutos de origem empresarial ou familiar, comunidades ou indivíduos.

Como o Arapyaú trabalha?

O instituto aporta recursos – financeiros, estratégicos e de articulação (conexão com outras instituições) – a organizações, projetos e redes que atuam na linha de frente da promoção da sustentabilidade. Com isso, busca fortalecer essas iniciativas e ampliar seu impacto positivo na sociedade.

Quais são as áreas de interesse do Arapyaú?

O instituto elegeu três áreas prioritárias para estimular o desenvolvimento sustentável no Brasil, representadas por seus programas: mudanças climáticas, cidades e territórios e desenvolvimento territorial do sul da Bahia. Nesses programas, apoia iniciativas diretamente relacionadas aos seus valores e à sua estratégia.

Com quais áreas ou temas o Arapyaú não trabalha?

O instituto não trabalha com áreas ou iniciativas que não sejam diretamente relacionadas aos seus programas e à sua estratégia.

O que significa “atuar em rede”?

A atuação em rede está no coração do trabalho do Arapyaú. Ela consiste em articular instituições e lideranças dos diferentes setores – social, privado, público e academia – em torno da criação de objetivos comuns e da construção coletiva de soluções para a sustentabilidade. O Arapyaú acredita que promover um mundo mais sustentável é uma questão urgente e que requer esforços coordenados, capazes de gerar ações de maior escala e maior impacto. 

Em que regiões o Arapyaú opera?

O instituto possui escritórios em São Paulo e Serra Grande, no sul da Bahia, e apoia iniciativas em diferentes regiões do país, desde que relacionadas aos seus programas.

Como faço para ter minha organização ou meu projeto apoiado?

Os parceiros e as iniciativas a serem apoiadas são identificados e definidos pela direção executiva e as gerências dos programas.

O Arapyaú faz chamadas de projetos por meio de editais?

O Arapyaú não trabalha com editais. As iniciativas a serem apoiadas são identificadas pela equipe de acordo com a estratégia do instituto. 

De onde vêm os recursos investidos pelo Arapyaú?

Os recursos investidos pelo instituto vêm de seu fundador e de outras instituições brasileiras e internacionais, privadas ou públicas, que atuam como cofinanciadoras em algumas iniciativas.

Quem fundou o Instituto Arapyaú?

O fundador do Instituto é Guilherme Leal, conhecido empresário e empreendedor social brasileiro.

No campo empresarial, foi um dos fundadores da Natura Cosméticos e de negócios na área do investimento de impacto.

No terceiro setor, foi cofundador de diversas organizações reconhecidas por sua atuação pela sustentabilidade, como o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social e a Rede Nossa São Paulo. Também participou do conselho de outras instituições sem fins lucrativos, como a Fundação Abrinq e o Fundo Brasileiro para a Biodiversidade (Funbio).

Nas eleições de 2010 teve sua única passagem pela política partidária, quando se filiou ao Partido Verde e foi candidato a vice-presidente na chapa de Marina Silva. Após as eleições, deixou o PV e foi cofundador da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), uma organização sem fins lucrativos multipartidária que forma lideranças políticas, jovens e empreendedores cívicos comprometidos com a renovação do sistema político brasileiro e a defesa da democracia.

O Arapyaú trabalha com empresas e governos?

O instituto estabelece parcerias estratégicas com instituições dos setores privado, público, social e da academia. No entanto, não financia diretamente empresas ou governos – mas, sim, iniciativas de promoção do desenvolvimento sustentável conduzidas por eles em parceria com outras instituições. Também participa de alianças multisetoriais que envolvem representantes de diversos setores da sociedade.

O Arapyaú é ligado a algum partido político?

O instituto e seu fundador não são ligados a partidos políticos nem financiam partidos ou coligações. 

O Arapyaú é vinculado à Natura Cosméticos?

O Arapyaú não é propriedade da Natura. A empresa possui seu próprio instituto, o Instituto Natura, cujo foco de atuação é a educação. 

O que é a Maraé e qual sua relação com o Arapyaú?

A Maraé é a holding que integra as diversas organizações empresariais e socioambientais do empresário Guilherme Leal. Essas organizações operam de forma independente, porém comprometidas com o desenvolvimento sustentável.

Como é a estrutura organizacional do Arapyaú?

O instituto tem um Conselho de Governança que define as grandes diretrizes para sua atuação e se reúne trimestralmente com a direção executiva e a equipe. A estrutura responsável pelo dia a dia da organização é composta pela direção executiva, áreas de programas e áreas de apoio – planejamento estratégico, gestão de projetos, comunicação e administrativo-financeiro. 

Como faço para trabalhar no Arapyaú?

Nossas vagas, quando abertas, são anunciadas em nosso perfil no LinkedIn ou em nosso site.

O que significa a palavra arapyaú?

arapyaú, na cosmovisão guarani, representa a busca constante de uma terra sem males, num ato cíclico de renovação e transformação do mundo. 

    Fale conosco