Fortalecimento de capacidades institucionais para inovação governamental

Buscando a melhoria de vida dos cidadãos, o programa Cidades e Territórios vem apostando em parcerias com municípios brasileiros para a implementação de soluções inovadoras para cidades sustentáveis. Na fase inicial do projeto, em 2019, foram contemplados cinco municípios de três regiões do país: Caruaru (PE), Aracaju (SE), Una (BA), Cachoeiro de Itapemirim (ES) e Blumenau (SC).

Em princípio, o objetivo foi compreender o processo de inovação dentro da gestão pública dessas cidades e identificar os principais desafios a ser enfrentados. Em seguida, o programa implementou núcleos de inovação dentro das prefeituras, alinhados às realidades locais, com estrutura organizacional definida por cada gestão.

Complementarmente, o instituto contribuiu com a análise de oportunidades fiscais e a formação dos secretários municipais. Com isso, foram identificados ganhos de mais de R$ 40 milhões no orçamento anual de Cachoeiro e Blumenau. Além disso, foram incorporados aos cinco municípios projetos de inovação e otimização regulatória das gestões, enfrentando um dos maiores obstáculos para a inovação pública: regulamentação.

Fortalecimento de capacidades institucionais para inovação governamental