Notícias

Fórum de Inovação em Investimento na Bioeconomia Amazônica discute novos mecanismos de negócios na região

Arte em colagem de Rakel Caminha criada para o evento. O Fórum terá edição anual e passará a fazer parte do calendário do Plano de Recuperação Verde (PRV), uma série de medidas para impulsionar o desenvolvimento sustentável da região

Pesquisadores, especialistas, empreendedores, investidores, gestores públicos e representantes da sociedade civil vão se reunir virtualmente, entre os dias 14 e 25 de junho, para debater caminhos para a criação de novos mecanismos de financiamento de negócios ligados à bioeconomia da Amazônia. 

Fruto da parceria entre Uma Concertação pela Amazônia e o Consórcio de governadores da Amazônia Legal, o Fórum de Inovação em Investimentos na Bioeconomia Amazônica (F2iBAM) quer proporcionar um espaço de troca de informações sobre empreendimentos, projetos e programas com o objetivo de repensar fontes de financiamento capazes de incentivar a economia verde como uma nova matriz de desenvolvimento. A ideia é conectar especialistas em finanças e investimentos, organizações de fomento ao empreendedorismo, incubadoras e aceleradoras, bancos de desenvolvimento e formuladores de políticas públicas. 

A bioeconomia brasileira movimenta um mercado de US$ 326,1 bilhões, segundo levantamento feito em 2018 pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES). No entanto, o montante engloba 12 setores produtivos, entre eles a agropecuária, que representa 53% da receita. Torna-se necessário qualificar as atividades nesta área, inclusive para mostrar que a bioeconomia sustentável ainda requer investimentos com características específicas.

O F2iBAM

Realizado de forma online, o F2iBAM terá 15 painéis e a participação de profissionais com atuação nacional e internacional. O evento passará a ter periodicidade anual e fará parte do calendário de eventos do Plano de Recuperação Verde da Amazônia Legal, conjunto de medidas para impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável da região. A iniciativa é do grupo de nove Estados que fazem parte da Amazônia Legal e foi apresentada em abril para embaixadores dos Estados Unidos e Europa. O combate rigoroso ao desmatamento e o fortalecimento da bioeconomia são os principais temas que norteiam as propostas. 

O Fórum de Inovação tem o patrocínio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), do Fundo JBS pela Amazônia, e dos bancos Bradesco, Itaú-Unibanco e Santander, além de apoio institucional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A realização do F2iBAM tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SEDECTI-AM), do Instituto Arapyaú e do WRI Brasil.

Totalmente virtual, os painéis de debate acontecem de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h30 e das 15h às 16h30 (horário de Brasília). Haverá tradução simultânea para inglês e espanhol e as inscrições são gratuitas. Acesse www.bioeconomiaamazonica.com.br para mais informações.

Carmen Guerreiro

Recent Posts

Passado, presente e o futuro do cacau sustentável brasileiro: uma conversa com Ricardo Gomes

Ricardo Gomes, gerente do programa Desenvolvimento Territorial do sul da Bahia. Crédito: Ana Lee Após…

3 semanas ago

ADR Sul da Bahia ganha espaço no debate sobre desenvolvimento sustentável

Seminário promovido pelo Sebrae nacional, foi realizado em Ilhéus. Crédito: acervo Fomentada e apoiada pelo…

3 semanas ago

Cases de sucesso com cacau: Arapyaú organiza comitiva de imersão no sul da Bahia

Comitiva do Arapyaú no sul da Bahia. Crédito: acervo Testemunhar os resultados práticos do CRA…

3 semanas ago

Instituto Arapyaú integra consórcio que vai ajudar a construir política brasileira para a bioeconomia

Projeto pretende ajudar o Brasil a colocar a bioeconomia no centro de sua política nacional.…

3 semanas ago

Fórum inédito discute soluções e desafios para financiamento climático

Renata Piazzon na abertura do Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas. Crédito: Fotoka /divulgação Com o…

2 meses ago

Brasil mostra ao mundo seu cacau sustentável

Anúncio sobre evento em 2025 da World Cocoa Foundation que será realizado no Brasil. Crédito:…

2 meses ago