Notícias

Gestores públicos participam de oficina de qualificação para aproveitar melhor os recursos da plataforma Amazônia Legal em Dados

Com o objetivo de capacitar gestores públicos no uso da plataforma Amazônia Legal em Dados, iniciativa de Uma Concertação pela Amazônia, o Instituto Arapyaú e a Consultoria Macroplan, em parceria com a Vetor Brasil, promoveram em março uma série de oficinas de formação com profissionais que atuam nos governos estaduais e municipais dos nove Estados da Amazônia Legal.

A plataforma sistematizou e integrou dados em um só lugar com o recorte da região. Nela estão disponíveis 113 indicadores divididos em 11 temas (ciência e tecnologia, demografia, desenvolvimento social, educação, economia, infraestrutura, institucional, meio ambiente, saneamento, saúde e segurança) a respeito da Amazônia Legal, além de análises de questões críticas e principais desafios nos últimos 10 anos.

Durante as oficinas os participantes exploraram os usos da ferramenta e simularam análises que pudessem dar suporte às decisões tomadas no cotidiano dos governos e das organizações com atuação na região, a partir da identificação precisa dos desafios locais.

Os encontros também tiveram como objetivo levantar sugestões para o aprimoramento da plataforma de acordo com a experiência na ponta e as demandas dos participantes. As formações foram conduzidas pelo gerente de projetos da Consultoria Macroplan e coordenador de desenvolvimento da plataforma, Éber Gonçalves.

“As atividades práticas com os grupos produziram um bom conteúdo, o que fortalece nossa expectativa de que a plataforma seja de fato usada pelos gestores públicos da região”, analisou Gonçalves. “Depois de 30 dias, vamos fazer uma pesquisa para saber se houve e como foi a experiência de uso da ferramenta. As respostas vão ajudar no planejamento de melhorias e da versão 2.0 da plataforma”, completou.

As oficinas aconteceram nos dias 18, 25 e 30 de março com cerca de 50 participantes, incluindo o secretário adjunto de Tecnologia da Informação do Estado do Maranhão, Leandro da Silva Costa, e o servidor federal do Ministério da Economia e representante do Conselho Nacional da Amazônia Legal (CDS/CNAL) Demetrio Florentino de Toledo, além de ex-trainees da Vetor Brasil que hoje trabalham em organizações com iniciativas na região, como PNUD Brasil, Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão e Conectas Direitos Humanos.

Estão previstas para este semestre novas rodadas de oficinas, incluindo a formação de representantes federais dos nove estados da Amazônia Legal e jornalistas locais, além da produção de vídeo-aula.

Acesse a plataforma Amazônia Legal em Dados: https://amazonialegalemdados.info/ 

Carmen Guerreiro

Recent Posts

Fórum inédito discute soluções e desafios para financiamento climático

Renata Piazzon na abertura do Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas. Crédito: Fotoka /divulgação Com o…

4 semanas ago

Brasil mostra ao mundo seu cacau sustentável

Anúncio sobre evento em 2025 da World Cocoa Foundation que será realizado no Brasil. Crédito:…

4 semanas ago

Amazônia no centro do debate sobre o futuro dos alimentos

Participantes do evento reunidos. Crédito: Acervo Porticus Manaus foi local de encontro do debate sobre…

4 semanas ago

Estudo aponta necessidade de protagonismo indígena na bioeconomia

Capa do estudo Bioeconomia indígena: saberes ancestrais. Crédito: Acervo Um novo estudo elaborado pelos antropólogos…

4 semanas ago

Instituto Arapyaú participa de imersão sobre financiamento e iniciativas sustentáveis no Pará

Sede de extração de óleos essenciais em Santo Antonio do Tauá (PA). Crédito: Acervo A…

4 semanas ago