Ideação/BID: Coronacidades.org oferece dados e ferramentas aos gestores públicos locais

O trabalho de mandatários públicos – governadores e prefeitos – nunca foi tão relevante e complexo como na atuação na crise da COVID-19. A capa da versão eletrônica do New York Times do último dia 20 de maio é taxativa: o atraso em uma semana na declaração de lockdown nas cidades dos Estados Unidos gerou uma perda de mais de 36 mil vidas. 

Ainda que a necessidade de regulação e de implementação rápida para lidar com diferentes tipos de crise esteja sempre presente na ação destes gestores, a potência da ação pública nunca teve um ciclo de resposta tão rápido e tão significativo em relação à contagem de vidas perdidas para a COVID-19. 

Organizações se uniram para oferecer ferramentas e apoio técnico 

Com o intuito de prover informações, ferramentas e guias aos gestores de entes subnacionais, o Coronacidades.org, plataforma lançada em 23 de março de 2020, tem sido um apoio importante. Lançada por três organizações parceiras – Instituto ArapyaúInstituto de Estudos em Políticas de Saúde (IEPS) e Impulso, a plataforma tem caráter de geração de valor público de maneira gratuita. 

Além das organizações fundadoras, a plataforma também conta com o apoio das redes da Frente Nacional de Prefeitos (FNP), do Centro de Liderança Pública (CLP) e da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), além do apoio técnico da Vital Strategies. Completam os parceiros desta iniciativa a Fundação Lemann e a empresa InLoco, fornecedores dos dados que balizam os indicadores de distanciamento social nas cidades.