Notícias

MapBiomas avança em estudo sobre cacau do sul da Bahia para estimar áreas potenciais a serem recuperadas com sistema agroflorestal

O MapBiomas Cacau lançou em março deste ano a segunda fase do mapeamento de áreas potenciais para sistemas agroflorestais com cacau. O estudo tem por objetivo detalhar a classe de uso do solo denominada “áreas não florestadas”, que incluía na primeira versão do mapa principalmente pastos, agricultura e áreas naturais não florestais. 

Com investimento do Instituto Arapyaú, financiador do MapBiomas Cacau, o avanço do estudo separou as áreas de pasto das demais como primeiro passo para estimar áreas potenciais a serem recuperadas por meio do estabelecimento de Sistemas Agroflorestais (SAFs) que tivessem o cacau como principal produto. Estas áreas poderiam assim garantir um melhor provimento de serviços ecossistêmicos, como conservação do solo, manutenção da biodiversidade e do ciclo hidrológico e, ao mesmo tempo, fortalecer a cadeia do cacau, gerando segurança alimentar, benefícios socioeconômicos e diminuindo a pressão sobre as florestas da região.

Para estimar entre as áreas de pasto quais seriam adequadas para o estabelecimento destes SAFs, montou-se um grupo de trabalho multidisciplinar composto por 22 especialistas em análises de dados geoespaciais e em aspectos agronômicos, econômicos e relacionados à legislação ambiental, ligados a 12 instituições com forte histórico de atuação na região”

Marisa Fonseca, coordenadora do estudo.

Estes profissionais contribuíram para a definição das variáveis a serem consideradas no mapeamento e dos critérios a serem adotados. Para isso, foram levantados e sistematizados dados georreferenciados de 13 temas, cruzados com o mapeamento de pastos. “Espera-se que este trabalho contribua para a recuperação de áreas degradadas e para o fortalecimento da cadeia do cacau na região, estimulando o equilíbrio entre uso econômico e preservação ambiental”, analisa Grazielle.

O Projeto de Mapeamento Anual da Cobertura e Uso da Terra do Brasil (MapBiomas) é uma iniciativa que envolve uma rede colaborativa de especialistas, visando a contribuir para o entendimento da dinâmica do uso e cobertura da terra no Brasil. Esta iniciativa já produziu mapas de uso e cobertura da terra para todo território brasileiro de 1985 a 2019 (veja mais em https://mapbiomas.org/). 

Com um foco mais regional, o MapBiomas Cacau nasceu de demandas – tanto por parte de Universidades, ONGs, Ministério Público, como do setor privado – de obter mais detalhamento do mapeamento do uso e cobertura da terra na região cacaueira do sul da Bahia. Na primeira fase, executada de junho de 2019 a maio de 2020, o projeto abrangeu seis municípios: Canavieiras, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Una e Uruçuca (daqui em diante referidos como G6), que juntos cobrem aproximadamente 5,8 mil km2, uma extensão territorial similar à do Distrito Federal.

Leia aqui a íntegra do relatório.

Carmen Guerreiro

Recent Posts

Passado, presente e o futuro do cacau sustentável brasileiro: uma conversa com Ricardo Gomes

Ricardo Gomes, gerente do programa Desenvolvimento Territorial do sul da Bahia. Crédito: Ana Lee Após…

2 semanas ago

ADR Sul da Bahia ganha espaço no debate sobre desenvolvimento sustentável

Seminário promovido pelo Sebrae nacional, foi realizado em Ilhéus. Crédito: acervo Fomentada e apoiada pelo…

2 semanas ago

Cases de sucesso com cacau: Arapyaú organiza comitiva de imersão no sul da Bahia

Comitiva do Arapyaú no sul da Bahia. Crédito: acervo Testemunhar os resultados práticos do CRA…

2 semanas ago

Instituto Arapyaú integra consórcio que vai ajudar a construir política brasileira para a bioeconomia

Projeto pretende ajudar o Brasil a colocar a bioeconomia no centro de sua política nacional.…

2 semanas ago

Fórum inédito discute soluções e desafios para financiamento climático

Renata Piazzon na abertura do Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas. Crédito: Fotoka /divulgação Com o…

2 meses ago

Brasil mostra ao mundo seu cacau sustentável

Anúncio sobre evento em 2025 da World Cocoa Foundation que será realizado no Brasil. Crédito:…

2 meses ago