Uma nova escola em Serra Grande

Em Serra Grande, distrito de Uruçuca, a prefeitura e a comunidade realizarão em breve um sonho antigo: inaugurar o Centro Integrado e Sustentável de Educação Integral. Com um projeto arquitetônico premiado, doado à cidade pelo Arapyaú e baseado nos princípios da arquitetura sustentável, o campus está em construção e atenderá a mais de 3 mil alunos da creche ao ensino médio e profissionalizante.

As obras receberam financiamento do governo federal via Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) e do Ministério da Educação (MEC), e correm em ritmo acelerado, com previsão de lançamento ainda para 2020.

Em paralelo, o Arapyaú segue apoiando a Secretaria de Educação de Uruçuca com a atualização do projeto pedagógico a ser implementado pelo Centro Integrado. Para isso, um grupo de referência multidisciplinar – com representantes das duas escolas, pais de estudantes e a comunidade – foi criado para a elaboração conjunta do Projeto Político Pedagógico, que já teve sua primeira versão entregue e que considera a cultura local.

Outra frente foi organizada para estreitar os laços da comunidade com a prefeitura: foram realizados nove encontros abertos com a proposta de dividir a atualização e o andamento da obra, com o esclarecimento sobre papéis e responsabilidades de todos os envolvidos e abertura para discussões.

Assim, esse projeto colaborativo aposta no aumento de crianças e adolescentes atendidos, na integração comunitária e no senso de pertencimento, e na maior eficiência no ensino-aprendizagem, servindo assim como case inspirador para transformação da educação nos demais municípios da Costa do Cacau.