Plano Compromisso com a Educação Pública

Sem uma educação pública de qualidade não há como garantir um futuro próspero. Por isso, buscamos contribuir para melhorar a aprendizagem dos alunos, a formação dos professores e a gestão dos recursos das secretarias de Educação nos municípios da Costa do Cacau.

O projeto-piloto acontece em parceria com as prefeituras de Uruçuca e Una, com o apoio do ICEP (formação), da Cleuza Repulho (gestão) e da Avaliar+ (avaliação). O Plano Compromisso com a Educação foi construído colaborativamente pelos diretores das escolas municipais, coordenadores pedagógicos, professores e pais. Entre as metas estão a melhoria do aprendizado em português e matemática e a diminuição da evasão escolar.

Como parte desse processo, realizamos em 2019 cinco encontros de formação em melhores práticas pedagógicas com cada um dos públicos de educação: equipes de secretaria, gestores escolares, professores da educação infantil e do ensino fundamental. Adicionalmente, especialistas parceiros capacitaram e fortaleceram os gestores (secretarias, equipes técnicas e gestores escolares) para foco na aprendizagem com trabalho especial sobre gestão da rede, liderança e fluxo. Outro pilar de ação focou, ainda, em recursos pedagógicos – ações de manutenção, acesso tecnológico para as escolas e materiais didáticos.

Para medir o efeito desse trabalho e seu reflexo em sala de aula, uma rodada de avaliação com os alunos foi feita no final do ano, mostrando que houve melhoria da aprendizagem de pelo menos 2% em todos os anos do ensino fundamental nas disciplinas de língua portuguesa e matemática.

O resultado é considerado significativo por ter sido desenvolvido ao longo de apenas dez meses, nas duas redes de ensino básico. O objetivo é dar continuidade ao projeto nos dois municípios em 2020 e expandir, no futuro, para outras regiões da costa do cacau. 

A ideia é garantir que a educação consiga atingir seu objetivo: de que os alunos aprendam. Então, fazer um diagnóstico e propor um programa focado na aprendizagem, com a cara de Una e Uruçuca, era nosso compromisso.

Cleuza Repulho, consultora de Educação

Leia a reportagem da Revista Educação sobre o Plano Compromisso com a Educação.