Página22: Quem é a Amazônia?

Quem é a Amazônia
Apresentação sobre o estudo Quem é a Amazônia Legal? Apontamentos sobre pessoas, fluxos e relações. 1ª imagem à esquerda: pintura de Denilson Baniwa (Cunhatain, 2018); Ontem, hoje, amanhã: Revista Sudam, 1971, cartaz de comemoração do 1º aniversário da Zona Franca de Manaus de 1967; Tempo: cartaz do programa Marcha para o Oeste; Espaço: capa de publicação do Ministério do Interior – Sudam de 1970; Pessoas: Nordestinos migrando para a Amazônia – 1870-1920

Essas são algumas considerações do debate sobre Sociedade e Cultura que reuniu Fernanda Rennó, doutora em Planejamento Territorial pela Universidade de Toulouse, e Eduardo Góes Neves, doutor em Arqueologia pela Universidade de Indiana e autor de Arqueologia da Amazônia (Zahar, 2006). Realizado em 27 de agosto, com mediação da jornalista Karen de Souza, o webinar inaugurou a série de encontros a ser promovida pela iniciativa Uma Concertação pela Amazônia, em parceria com a Página22.

Em vez de buscar entender toda essa diversidade, a sócia-diretora da Also – Alternativas Socioambientais prefere outra abordagem. “Gosto de trocar a palavra ‘entender’ por ‘respeitar’, porque entender é muito pretensioso”, diz Rennó. Com isso, a pesquisadora afasta de início o risco de um olhar colonialista, tantas vezes lançado à região amazônica, sua cultura e sociedade.