Ranking de Competitividade dos Municípios

Lançado pela primeira vez em 2020, o Ranking de Competitividade dos Municípios nasce com o intuito de gerar diagnósticos e direcionamentos para a atuação dos líderes públicos municipais. Em sua concepção atual, o ranking possibilita identificar, dentro de cada um de suas 3 dimensões e 12 pilares temáticos, quais são os pontos fortes e fracos que influenciaram a classificação final do município em cada um dos 55 indicadores contemplados.

Aliado à vontade política, o Ranking de Competitividade dos Municípios é uma poderosa ferramenta para balizar as ações dos governos estaduais. Com ele, o desafio da construção de um Estado com elevados padrões socioeconômicos se torna mais factível.

A competitividade de um município está diretamente ligada à capacidade de ação dos seus líderes públicos. O ranking veio oferecer as bases para a construção do legado de competitividade para aqueles governos que assim desejam fazer.

Fundado em 2008. o Centro de Liderança Pública – CLP desenvolve líderes públicos empenhados em
promover mudanças transformadoras por meio da eficácia da gestão e da melhoria da qualidade das
políticas públicas.
A necessidade de mais líderes no setor público é notável em todas as hierarquias. A difícil mobilidade
do setor público. mergulhado em burocracias. exige ações enérgicas que. por sua vez. só podem ser
tomadas por verdadeiros líderes públicos.
As marcas dessa crise de liderança se fazem presentes na falta de uma agenda nacional de desenvolvimento. na grande burocracia e nos projetos sem fim. que tanto marcam a política de infraestrutura
nacional.
A atuação contínua de líderes públicos é o passo inicial para destravar as agruras da gestão pública nacional. Pessoas com poder de tomar decisões e que consigam mobilizar a sociedade em prol de uma
agenda positiva para o País.