Coalizão Brasil envia ao governo propostas para conter desmatamento na Amazônia

Coalizão Brasil envia ao governo propostas para conter desmatamento na Amazônia

Coalizão Brasil envia ao governo propostas para conter desmatamento na Amazônia
Foto: Bruno Kelly/Amazônia Real

A Coalizão Brasil Climas, Florestas e Agricultura entregou ao governo federal, no dia 15 de setembro, seis propostas de ações para deter o desmatamento na Amazônia de forma rápida e permanente. O grupo é formado por mais de 230 entidades, entre elas organizações da área ambiental, empresários do agronegócio, setor financeiro e cientistas. 

Entre as ações propostas para reduzir o desmatamento está o pedido para intensificar a fiscalização, com punição pelos crimes ambientais identificados, a adoção de critérios socioambientais para financiamento e a suspensão dos registros no Sistema Nacional de Cadastro Ambiental Rural (SICAR) de áreas ocupadas ilegalmente em terras indígenas e florestas públicas.

André Guimarães, representante da Coalizão Brasil e diretor executivo do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), explica que as propostas atacam as causas do desmatamento e podem ser implementadas imediatamente, com resultados permanentes. “O desmatamento descontrolado cria instabilidade ao país, ao clima, ao meio ambiente, aos empresários. Quem ganha com isso é quem opera na ilegalidade”, diz ele.

A Coalizão Brasil, Florestas e Agricultura é formada por entidades do agronegócio no Brasil, as principais organizações civis da área de meio ambiente e clima, representantes do meio acadêmico, associações setoriais e companhias nas áreas de madeira, cosméticos, siderurgia, papel e celulose, entre outras.

Essa redução (do desmatamento) no curto prazo – em alguns meses – é de fundamental importância para o país. Não somente pelo avanço das perdas socioambientais envolvidas, mas também pela ameaça que a destruição florestal na região impõe às questões econômicas nacionais” 

trecho do documento da Coalizão Brasil

AÇÕES PARA A QUEDA RÁPIDA DO DESMATAMENTO

  1. Retomada e intensificação da fiscalização, com rápida e exemplar responsabilização pelos ilícitos ambientais identificados;
  2. Suspensão dos registros do Cadastro Ambiental Rural (CAR) que incidem sobre florestas públicas e responsabilização por eventuais desmatamentos ilegais;
  3. Destinação de 10 milhões de hectares à proteção e ao uso sustentável;
  4. Concessão de financiamentos sob critérios socioambientais;
  5. Total transparência e eficiência às autorizações de supressão da vegetação;
  6. Suspensão de todos os processos de regularização fundiária de imóveis com desmatamento após julho de 2008.

Acesse a íntegra do documento.

Saiba mais sobre a iniciativa: 

Jornal Nacional

O Estado de São Paulo