Agência de Desenvolvimento Regional

Contribuir para uma melhor governança regional nos seis municípios que fazem parte da Costa do Cacau: Ilhéus, Una, Uruçuca, Itacaré, Canavieiras e Itabuna. Esse é o objetivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), que conecta diversos atores do sul da Bahia, dos setores público, privado, universidades, empresários, sociedade civil e comunidades – entre eles o Arapyaú –, na promoção e implementação de um plano de desenvolvimento regional. 

Esse grupo multidisciplinar e colaborativo definiu os quatro eixos de trabalho prioritários da ADR na Costa do Cacau: educação, meio ambiente, infraestrutura e economia. O Instituto, que vem participando de todas as reuniões, contribuiu para customizar o modelo da agência em 2019, bem como fazer um mapeamento das forças políticas e institucionais a fim de traçar estratégias para engajar o público no projeto. Além disso, colaboramos com a integração da agência ao Parque Científico Tecnológico, a fim de constituir uma governança forte e representativa, que possa apoiar o desenvolvimento e a execução de projetos visando à melhoria de vida da população.

A Agência de Desenvolvimento Territorial tem um papel complementar ao do poder público, no sentido de aprimorar projetos, buscar recursos para implementá-los e de atuar em parcerias. É um olhar transversal, com o intuito de somar as vozes da região e desenvolver em conjunto um plano de futuro para os municípios nos quatro eixos prioritários.

Ricardo Gomes, gerente do Programa de Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia do Instituto Arapyaú.

Conheça também o projeto de Fortalecimento Institucional, outra iniciativa do programa do Sul da Bahia que tem como objetivo avançar no desenvolvimento territorial em parceria com a gestão pública.