Arapyaú, Impulso e IEPS elaboram guia para apoiar municípios no combate ao Coronavírus

Os municípios brasileiros precisam estar preparados para o desafio de enfrentamento ao vírus Covid-19. E para apoiar a gestão pública na implementação de medidas de contenção do avanço do Covid-19 (coronavírus), o Instituto Arapyaú, o Impulso e o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS) elaboraram um manual, em linguagem didática e simples, com tópicos e ações prioritários que contribuem na tomada de decisões em regime de crise, emergência e informação abundante em circulação.

O documento, intitulado “Checklist de preparação para a Covid-19 nos municípios”, é voltado para governantes das cidades e também para técnicos e profissionais que fazem parte da estrutura de saúde municipal. Foi elaborado com base nos documentos, protocolos e orientações disponibilizados pelo Ministério da Saúde e outras organizações e no formato de checklist – instrumento amplamente utilizado na saúde pública –, que permite ao gestor diagnosticar seu nível de preparo para atuar no combate à doença. 

As ações e orientações estão divididas em quatro eixos no manual: governança de crise, comunicação e distanciamento, vigilância e assistência. 

No capítulo de Governança, o manual aborda os passos para criar um Gabinete de Crise e um plano de contingência; em Comunicação e Distanciamento são detalhadas as melhores formas de disseminar informação, práticas de prevenção e serviços de saúde; em Vigilância são descritas ações para monitoramento de casos e de dados demográficos e epidemiológicos da população; e o capítulo Assistência trata das formas mais assertivas para atendimento à população. 

O documento ficará disponível gratuitamente no site do próprio projeto, pelo qual é possível tirar dúvidas. Também ficará disponível aqui no site do Instituto Arapyaú.