Atlas da Juventude mapeia desafios dos jovens brasileiros

Professor Marcelo Neri (primeiro à esq.) com o time de governança do projeto Atlas da Juventude
Professor Marcelo Neri (primeiro à esq.) com o time de governança do projeto Atlas da Juventude

Os desafios e as expectativas dos jovens de 15 a 29 anos no Brasil em relação à educação, geração de renda e mercado de trabalho estão sendo mapeados por uma ampla pesquisa coordenada pelo professor Marcelo Neri, diretor do Centro de Estudos Sociais da FGV-RJ. Trata- se do “Atlas da Juventude”, cujos primeiros resultados foram apresentados nesse mês aos parceiros do Em Movimento, organização que tem como financiadores a Fundação Arymax e o Instituto Sicoob, além do Instituto Arapyaú.

O Brasil registra hoje um expressivo contingente populacional de jovens. São 47,3 milhões de pessoas entre 15 a 29 anos, das quais 23% não trabalham nem estudam, segundo a PNAD Contínua 2018 (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua).

O Atlas da Juventude está na sua primeira etapa, a quantitativa, que reúne dados e indicadores dessa população. Até novembro a FGV pretende disponibilizar os resultados online. Para isso, será entregue um portal interativo, com mapas e um banco de dados de fácil acesso.