Ricardo Gomes assume como secretário executivo interino da ADR

O gerente do programa Desenvolvimento Territorial do sul da Bahia, do Instituto Arapyaú, Ricardo Gomes, está atuando de forma interina como secretário executivo da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) – Sul da Bahia Global. Neste período de transição, até a escolha e entrada do novo secretário executivo da instituição, Gomes irá conduzir as atividades planejadas e estratégicas da ADR. Paralelamente, ele continuará à frente do programa Desenvolvimento Territorial do sul da Bahia. A atuação interina de Ricardo foi validada pelo Conselho Consultivo da ADR e parceiros. 

Para o conselho consultivo e o gerente do Instituto, espera-se encontrar um novo secretário em breve. Neste sentido, o olhar está voltado para a busca de uma pessoa que conheça a região e tenha boa relação com os principais representantes da gestão pública local, bem como empresariado, sociedade civil e academia.

Enquanto isso, a ADR segue com os projetos de apoio e suporte à gestão pública em seis municípios da Costa do Cacau e de desenvolvimento de um observatório de dados para monitoramento socioeconômico das cidades. Uma frente de comunicação também será instalada para ampliar a legitimidade da atuação da agência no território, em breve. 

O que é a ADR

A Agência de Desenvolvimento Regional foi criada por um grupo plural e que representa todos os segmentos da sociedade, como o setor público, privado, comunidade, sociedade civil e instituições acadêmicas. Sua atuação prioritária é articular iniciativas em quatro eixos principais: educação, meio ambiente e paisagem, infraestrutura e economia. Em educação, o objetivo é atuar tanto na melhoria da qualidade do ensino regional, quanto no desenvolvimento de formações e pesquisas, fundamentados nas vocações e oportunidades regionais. No meio ambiente e paisagem, a intenção é desenvolver projetos que valorizem os ativos ambientais naturais da região. Na economia, a ADR atua para estimular projetos que promovam crescimento dentro das vocações principais da região de forma sustentável. E na infraestrutura, o objetivo é articular oportunidades para a região em linha com os princípios da sustentabilidade.