Arapyaú apoia produção de máscaras para o Projeto Saúde e Alegria

Arapyaú apoia produção de máscaras para o Projeto Saúde e Alegria
Alter do Chão, em Santarém, é conhecida como a “Pérola do Tapajós”, com mais de 100 quilômetros de praias de água doce. Foto: Cristino Martins / AG. PARÁ

Como parte das ações de enfrentamento à Covid-19 na região Oeste do Pará, o Projeto Saúde e Alegria (PSA) fez uma doação à Secretaria de Saúde de Santarém (SEMSA) para proteger os profissionais de saúde que atuam na linha de frente. Nesta etapa, foram entregues 15 mil máscaras, sendo uma parte produzida por empresa privada (7.400, doadas em 4 de maio), e outra pela rede de Costureiras de Alter do Chão (6.500, entregues no dia 5), as quais foram apoiadas por nós em conjunto com o PSA.

A principal fonte de renda de Alter do Chão é o turismo. Infelizmente, com essa pandemia não é possível desenvolver nenhuma atividade nesse sentido. Então a maioria das famílias está sem nenhuma fonte de renda e precisando ficar em casa. O projeto vem gerar um pouco de renda para algumas dessas famílias

Socorro Mota, do Clube de Mães

As costureiras fabricam as peças nas suas próprias casas, seguindo procedimentos de higiene, a partir das orientações e materiais repassados pelo Saúde e Alegria. Foram montados seis grupos com seis costureiras cada, que produzirão cerca de 200 máscaras por semana. Com isso, as famílias da região, que sobrevivem de atividades paralisadas, como o turismo local, poderão complementar a renda. 

Nosso foco nesse momento com as máscaras cirúrgicas é somar esforços com as Prefeituras para proteção do pessoal da linha de frente. Até porque os colapsos começam também com a falta de materiais, quando os próprios médicos e enfermeiros acabam se contaminando, refletindo na diminuição destes profissionais. Nossa meta é apoiar a confecção de mais de 70 mil máscaras nos próximos 90 dias.

Caetano Scannavino, coordenador do Saúde e Alegria

Santarém recebe 2 mil máscaras

Arapyaú apoia produção de máscaras para o Projeto Saúde e Alegria
Santarém, no oeste paraense. Foto: Thiago Gomes / AG. PARÁ

Apoiamos o envio de cerca de 2 mil equipamentos de proteção facial (face shields) para o município de Santarém (PA). Os itens foram produzidos pelo projeto Gama (Grupo de Apoio aos Médicos e Agentes de Saúde). 

Saiba mais sobre as ações de apoio do Arapyaú a comunidades no combate à Covid-19.