Durante Setembro, Nova York se torna palco de importantes debates sobre a agenda climática e o Arapyaú, juntamente com parceiros e redes incubadas, marca presença nesses espaços.
O Brazil Climate Summit é um fórum internacional, que coloca o Brasil no centro das discussões.
Em sua terceira edição, o evento conta com o apoio do Arapyaú e antecede a programação oficial da Climate Week. O objetivo é destacar o potencial do Brasil como um hub de soluções climáticas para o mundo.
Em seguida, tem início a Semana do Clima de NY, que anualmente traz mais de 600 eventos paralelos durante a cidade onde governos, setor privado e sociedade civil dialogam e evidenciam o debate sobre mudanças climática, com os assuntos transversais que impactam essa agenda, como sistemas alimentares, sustentabilidade e transição energética.
O tema deste ano – “it’s time” – destaca a urgência que temos para tomar ações efetivas que barrem o aumento da temperatura global.
Agenda do Instituto Arapyaú para o Brazil Climate Summit
e a Semana do Clima NYC 2024
Abertura Brazil Climate Summit. Evento aberto e com transmissão ao vivo
Local: The Forum (Columbia University)
Roundtable sobre a agenda de restauração do Brasil nos próximos anos
Evento fechado
Lançamento da versão em inglês do livro “Inquietações de um Brasil Contemporâneo”, na Casa Amazônia
Evento aberto
Local: LightBox NY
Encontro Climate Politics and Climate Science com a sociedade civil para discutir as intersecções entre clima e ciência e o caminho para a COP30. Evento aberto e com transmissão ao vivo
Local: Centro Latinoamericano no KJCC Center
Painel Bioeconomia e Sistemas Alimentares na Amazônia, uma discussão sobre a interseção entre bioeconomia, gastronomia e turismo sustentável
Evento fechado
Restauro florestal tem potencial de atrair grandes volumes de recursos e ser uma das bases para o enfrentamento da crise climática
A chef Bel Coelho apresentará seu trabalho de valorização dos biomas brasileiros por meio da gastronomia.
A expectativa é de que o evento ofereça insights sobre os desafios globais que precisam ser enfrentados antes da COP30, que será sediada pela primeira vez na Amazônia, em 2025.
O desafio de unir mais cientistas e agentes políticos foi o tema central de um debate promovido pelo Instituto Arapyaú, Uma Concertação pela Amazônia e o Instituto Clima e Sociedade (iCs) durante a Semana do Clima em Nova York.
“Nunca foi tão imprescindível a coordenação entre a ciência e as políticas climáticas para que a sociedade enfrente múltiplas crises desse tempo”, afirma Lívia Pagotto em sua coluna mensal.
“Não há como ignorar os efeitos das mudanças climáticas nas estratégias empresariais, tanto em ações de mitigação quanto de adaptação”, opina Roberto Waack em sua coluna.
+55 11 3074 - 1144
Av. Nove de Julho, 5617, 3º andar São Paulo
+55 73 3239 - 6109
Rua Osvaldo Ribeiro, 351/353 Serra Grande / Uruçuca