Com organizações locais, Arapyaú faz novas doações aos municípios do Sul da Bahia

Com organizações locais, Arapyaú faz novas doações aos municípios do Sul da Bahia

Em continuidade ao apoio emergencial aos municípios do sul da Bahia para o enfrentamento da crise do novo coronavírus, o Instituto Arapyaú, por meio seu programa Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia, está realizando novas doações de equipamentos de proteção aos profissionais de saúde de três cidades: Canavieiras, Uruçuca e Ilhéus. As doações se somam aos esforços da Rede comVIDA 46, governança composta por instituições do sul da Bahia e que também está atuando na identificação de demandas e realizando ações na região.  

O levantamento das principais necessidades e a adequada locação dos recursos e equipamentos doados é resultado de consulta feita pelo Arapyaú junto aos representantes dos órgãos públicos e sistemas de saúde, logo no início da pandemia, além das articulações com o grupo Covida46. Desta forma, as ações foram direcionadas principalmente para a assistência social, com foco no auxílio às populações em situação de vulnerabilidade, e de saúde. 

Um lote de 2.178 máscaras modelo N95 será distribuído até junho para as prefeituras de Uruçuca (1.500) e Canavieiras (678 unidades), para serem utilizadas nas unidades de saúde das cidades. Canavieiras também já recebeu uma doação de 504 frascos, com 500ml cada, de álcool em gel. Já Ilhéus recebe nos próximos dias a doação de 450 kits de testes rápidos para Covid-19. O Instituto também destinará em breve R$ 6 mil em insumos para a Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), que irá produzir álcool em gel e sabonete líquido.

Com organizações locais, Arapyaú faz novas doações aos municípios do Sul da Bahia

Protetor Facial

O Arapyaú também intermediou a doação de 100 protetores faciais (face shield) a profissionais da saúde de Uruçuca. O doador Giancarlo Colombo, de Campinas (SP), tomou a iniciativa de utilizar uma impressora 3D para produzir as face shields, atendendo aos padrões especificados pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Ele procurou o Instituto para apoiá-lo na intermediação da doação. 

Ilhéus: apoio técnico virou mentoria

Uma parceria estabelecida entre Arapyaú e o Instituto Votorantim, com apoio técnico da consultoria Elo Group, permitiu oferecer mentoria para a prefeitura de Ilhéus. Uma consultora está dedicada por quatro meses a apoiar o município na construção do seu plano de ação para controle do avanço da pandemia, reestruturação do comitê de crise contemplando gestores de outras áreas, elaboração de plano de comunicação para diálogo com a população sobre as ações de mitigação do impacto e definição de estratégias de retomada das atividades econômicas.

Com organizações locais, Arapyaú faz novas doações aos municípios do Sul da Bahia

Rede do Sul da Bahia

O Instituto Arapyaú participa semanalmente da Rede comVIDA 46, que reúne instituições com o objetivo de trocar experiências e promover sinergia de esforços para o potencializar as ações de apoio ao enfrentamento do Covid-19 nas cidades que compõem a região do sul da Bahia.

“O grupo foi criado para somar esforços das ações institucionais, de forma a ampliar, complementar e ganhar escala, para atendimento às demandas, objetivando o enfrentamento com pluralidade do Covid-19”, explica Luciano Veiga, diretor geral da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia (AMURC). 

Ação emergencial 

O programa Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia tem como foco o fortalecimento de uma rede de parceiros em áreas centrais para a sustentabilidade da região, como o desenvolvimento econômico, gestão pública, educação e empreendedorismo comunitário. Contudo, o cenário de incertezas em meio à pandemia do novo Coronavírus levou a instituição às ações emergenciais aos municípios da região.

Saiba mais sobre as primeiras doações feitas durante a pandemia pelo Instituto e seus parceiros no sul da Bahia.

Leia também: UFSB e Instituto Arapyaú entregam cestas básicas para comunidades vulneráveis