CoronaCidades oferece ferramentas gratuitas para apoiar gestores no planejamento de ações e no controle da Covid-19

CoronaCidades oferece ferramentas gratuitas para apoiar gestores no planejamento de ações e no controle da Covid-19
Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

A rápida transmissão do novo coronavírus colocou todos os municípios brasileiros em alerta e exigiu uma resposta assertiva e acelerada dos gestores públicos. Atento a essa necessidade, o Instituto Arapyaú lançou em março, junto com a Impulso e o Instituto de Estudos para Políticas de Saúde (IEPS), a plataforma CoronaCidades, um instrumento de apoio à gestão pública na implementação de medidas de contenção do avanço da Covid-19.

Até o final de abril, foram mais de 56 mil acessos e mais de 200 demandas pelo site, das quais 50 provenientes de gestores públicos. A plataforma também despertou o interesse de outras organizações, como o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), que a divulgou para secretários e prefeitos de mais de 2.300 municípios brasileiros, e do Instituto Votorantim.

Conheça abaixo as ferramentas gratuitas disponíveis na página da iniciativa:

Checklist de preparação para a Covid-19 nos municípios

Checklist de preparação para o coronavírus nos municípios

O manual, em linguagem didática e simples, traz ações e tópicos prioritários que contribuem na tomada de decisões em regime de crise, emergência e informação abundante em circulação. São quatro eixos de atuação: governança de crise, comunicação e distanciamento, vigilância e assistência. O documento foi elaborado com base nos documentos, protocolos e orientações disponibilizados pelo Ministério da Saúde e outras organizações. O formato de checklist, instrumento amplamente utilizado na saúde pública, permite ao gestor diagnosticar seu nível de preparo para atuar no combate à doença. Acesse: https://coronacidades.org/checklist/

SimulaCovid

Arapyaú e Impulso lançam simulador gratuito para os municípios se prepararem para a crise do novo coronavírus

A ferramenta faz simulações gratuitas que preveem em quantos dias será atingida a capacidade de leitos e ventiladores mecânicos em cada município, baseada em dados em tempo real do DataSUS, que atualiza o número de casos confirmados em cada cidade para poder oferecer simulações mais próximas possíveis da realidade local. O objetivo é contribuir para a tomada de decisão dos gestores públicos, gerando informações que permitem análises de cenários, como o tempo de estoque desses equipamentos de saúde nas cidades. Com a simulação, o gestor público pode prever medidas de isolamento social de diferentes intensidades e traçar um plano de ação para evitar o colapso do sistema de saúde local. Acesse: https://simulacovid.coronacidades.org/.

Avaliação para reabertura de Municípios

Criada pela Vital Strategies e traduzida pelo CoronaCidades, essa ferramenta avalia o nível de preparo de cada município para flexibilizar o distanciamento social e retomar as atividades diante da crise provocada pela Covid-19. O gestor deve marcar no site “sim” ou “não”, de acordo com a realidade local, em uma lista de requisitos divididos em três seções: Epidemiologia, Cuidados com Saúde e Saúde Pública. O resultado final possibilita que gestores tracem um planejamento, e também oferece uma sugestão de cronograma de reabertura. Acesse: https://coronacidades.org/avaliacao-para-reabertura-de-municipios/