Desafio Tecnológico: três destaques para o manejo sustentável da cabruca

A Treevia, de São José dos Campos (SP), foi a startup vencedora do Desafio Tecnológico – Inventário Florestal, ação promovida pelo Sebrae e Faeb/Senar que tem como objetivo buscar soluções tecnológicas que atendam aos requisitos básicos para o Inventário Florestal no Manejo Sustentável da Cabruca, sistema em que o cacau é cultivado na sombra de árvores da Mata Atlântica. “A ideia é que a inovação que eles apresentaram possa auxiliar o produtor a baratear o custo do inventário florestal, que é uma das etapas para poder realizar o manejo da cabruca, e possa também otimizar o processo de levantamento da flora existente no sistema”, destaca Ricardo Gomes, gerente do programa Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia, do Instituto Arapyaú.

O anúncio foi feito no dia 22 de julho, durante a 13ª edição do Chocolat Festival, no Centro de Convenções de Ilhéus. A equipe vencedora recebeu R$ 100 mil como premiação. A startup apresentou a proposta de uma ferramenta que integra – por meio do sistema SmartForest – diferentes stakeholders. A solução busca maior eficiência dos processos, redução no custo operacional, aumento da produtividade, maior otimização do manejo florestal e, consequentemente, maior rentabilidade para o produtor.

As outras duas finalistas também mereceram destaque: a Sucupira Agroflorestas, da Bahia, e a Busca Terra, de São Paulo. A solução tecnológica proposta pela startup baiana Sucupira Agroflorestas trouxe uma solução denominada de Sistema Integrado de Inventário em Cabruca (SIIC) para tornar o inventário florestal mais ágil, menos custoso, mais eficiente e abrangente, fornecendo subsídios não apenas ao mapeamento e à caracterização do sistema produtivo, mas também ao seu manejo, sua diversificação produtiva e sua continuidade. 

Já a Busca Terra apresentou uma proposta de baixo custo usando o telefone celular como ferramenta, o que também despertou a atenção dos avaliadores. A solução tecnológica deles é um aplicativo que capta e sincroniza dados em campo com armazenamento de informações das árvores nativas feito por um especialista, armazena as coordenadas, arquiva fotos, vídeos e outros dados ambientais como luminosidade e temperatura. Ao encontrar sinal de internet, todos os dados coletados no app são sincronizados a um software, otimizando tempo e reduzindo custos operacionais.