MapBiomas lança Relatório Anual do Desmatamento e mostra que destruição dos biomas brasileiros cresceu 14% em 2020

MapBiomas lança Relatório Anual do Desmatamento
Lançamento do Relatório do Desmatamento 2020, com transmissão ao vivo pelas plataformas do MapBiomas

Neste mês, o projeto MapBiomas publicou pelo segundo ano consecutivo um retrato do desmatamento em todos os biomas do Brasil. Segundo o Relatório Anual do Desmatamento de 2020, a devastação cresceu cerca de 14% em todo o país – e quase 100% dos desmates identificados têm indícios de ilegalidade, ou seja, foram executados sem autorização, se sobrepõem a áreas protegidas ou desrespeitam o Código Florestal. A destruição se deu em uma área de 13.853 km², extensão equivalente a nove vezes a cidade de São Paulo. 

Houve alta do desmatamento em todos os biomas analisados, na comparação com o ano anterior: 9% na Amazônia, 6% no Cerrado, 43% no Pantanal, 99% no Pampa, e um salto preocupante de 125% na Mata Atlântica. A Caatinga, que passou a ser monitorada por um sistema de detecção específico, registrou alta de 405%. 

Esses alertas passam por um processo de validação que leva em conta a janela temporal de ocorrência dos desmates e os recortes territoriais e fundiários de cada bioma, a partir de limites municipais e estaduais, dos dados do Cadastro Ambiental Rural e de áreas preservadas por lei, bem como dados sobre a situação administrativa das propriedades onde o desmatamento ocorre, de modo a verificar se existe autorização para aquele desmate.

Neste ano, o MapBiomas produziu um resumo do relatório em linguagem menos técnica e mais acessível ao público geral.