MapBiomas

Num país de dimensões continentais como o Brasil, a existência de dados confiáveis e acessíveis sobre a cobertura e o uso da terra são essenciais para garantir a eficiência no combate ao desmatamento. O MapBiomas foi criado em 2015 pelo Observatório do Clima para garantir a disponibilidade dessas informações, a partir de uma metodologia de ponta, rápida e de baixo custo, que permite a recuperação da história do uso e ocupação do solo nas últimas décadas.

Com base na tecnologia Google Earth Engine, o projeto gera mapas anuais da cobertura vegetal e uso do solo no Brasil, disseminados em uma plataforma colaborativa. A coleção mais recente de mapas diz respeito ao período de 1985 a 2019 e permite a consulta por biomas, estados, municípios e unidades de conservação, entre outros recortes territoriais. São informações que podem ser usadas no planejamento de ações de combate ao desmatamento, no cálculo de emissões de gases do efeito estufa e na formulação de políticas voltadas para o uso sustentável dos recursos naturais.

O MapBiomas é uma iniciativa multi-institucional da qual participam universidades, ONGs e empresas de tecnologia. Seus dados são utilizados por diversas instituições públicas – entre as quais o IBAMA, que se aliou ao projeto na fase 2 em que avançamos nas validações de alertas de desmatamento existentes no país. Como projeto em constante expansão e sem fronteiras, o MapBiomas pode ser adaptado a qualquer país ou território.

Conheça o MapBiomas e suas outras iniciativas (Pan-Amazônia, com Brasil, Peru, Bolívia, Colombia, Guianas, Equador e Venezuela; Chaco, com Argentina, Brasil e Paraguai; Árida, sistema de monitoramento de áreas degradadas no Nordeste; Mata Atlântica Trinacional, com Argentina, Brasil e Paraguai; e Pampa Trinacional, com Argentina, Brasil e Uruguai), assim como o Prêmio MapBiomas, que reconhece anualmente trabalhos científicos que utilizam dados da instituição, e o Portal Geocovid (plataforma para monitorar e prever a dinâmica da covid-19 no território brasileiro). Abaixo, saiba mais sobre o MapBiomas Alerta.

MapBiomas Alerta

O MapBiomas Alerta é um sistema de validação e aperfeiçoamento de alertas de desmatamento, degradação e regeneração de vegetação nativa com imagens de alta resolução, que faz parte do MapBiomas.

Os alertas gerados em todos os biomas brasileiros são coletados e usados como referência para localizar os focos de desmatamento nas imagens diárias de alta resolução. Para cada alerta validado é gerado um laudo, onde são identificadas imagens de antes e depois do desmatamento, os possíveis cruzamentos com áreas do Cadastro Ambiental Rural (CAR), Cadastro Nacional de Unidades de Conservação (CNUC) e outros limites geográficos (ex. biomas, estados, bacias hidrográficas). O efeito proposto é gerar uma documentação para alertas de desmatamento que seja equivalente ao que representa a foto da placa do carro nos autos de infração de trânsito e, assim, permitir maior celeridade e eficácia nas ações dos diversos órgãos usuários.

O sistema tem sido utilizado por instituições de fiscalização ambiental, governos, bancos e pesquisadores para fins diversos, como a inspecção ambiental e a regulamentação da concessão de crédito rural. Os dados influenciam o sistema de inspecção, na medida em que transforma um trabalho que antes era apenas de campo em um monitoramento a distância, por imagens de satélite.

O MapBiomas Alerta não é mais um sistema de alertas de desmatamento, mas um esforço para potencializar a usabilidade e eficácia dos alertas já gerados. A partir dos alertas, são produzidos Relatórios Anuais de Desmatamento. Os dados são públicos e gratuitos e podem ser acessados na plataforma: http://alertas.mapbiomas.org