Ação “Municípios contra o coronavírus” do Instituto Votorantim chega ao final com bons resultados

Ilhéus (BA), uma das cidades contempladas pelo programa

O Instituto Votorantim concluiu o trabalho de assessoria técnica e especializada para o gerenciamento do combate à pandemia em parte das 151 cidades contempladas, em todas as regiões e em 21 estados brasileiros, pelo programa “Municípios contra o Coronavírus”.

Dentre os municípios que chegaram ao final do projeto, sete foram apoiados também pelo Arapyaú nesta iniciativa, que são: Bento Gonçalves (RS), Chapecó (SC), Conde (PB) Petrolina (PE), Presidente Prudente (SP) e São Bento do Una (PE), os quais possuem lideranças da RAPS, e Ilhéus (BA), território no qual o Instituto tem atuação direta. Todos atingiram as metas pactuadas, e cinco deles superaram os resultados previstos.

O projeto desenvolve ações em cinco frentes de trabalho, que são governança, comunicação, vigilância, assistência e impactos fiscais. Este último obteve a melhor avaliação (com classificação alta) nos sete municípios apoiados pelo Arapyaú, sendo que, no início do projeto, tinham a pior pontuação. Em quatro dos cinco indicadores citados, os resultados apresentaram maturidade entre média e alta. Somente a frente de trabalho comunicação manteve, em dois municípios, a avaliação de baixa maturidade.

O projeto ainda conta com uma avaliação de impacto em andamento. A sistematização do programa e dos resultados por município será finalizada nos próximos meses ao final de todo o programa envolvendo os 151 municípios.

Ilhéus, localizado no sul da Bahia, também contou com o apoio técnico da consultoria Elo Group para definição de ações de controle do avanço da pandemia. Foram realizados mais de 14 encontros de mentoria técnica com os gestores da prefeitura, que receberam apoio para a construção de um planejamento de ações para mitigar os efeitos da pandemia na cidade. Essas ações envolveram a comunicação com a população, estratégias de mensuração dos impactos fiscais e de retomada das atividades econômicas no município.

Uma decisão importante foi a adoção de um modelo de articulação no gabinete de crise que envolveu gestores das secretarias de Saúde, Comunicação e Desenvolvimento Econômico nas discussões e planejamento, reforçando o diálogo e entendimento necessários para superar os desafios municipais.

O projeto garantiu também o apoio técnico para elaboração dos protocolos referentes aos principais setores econômicos do município. “Conseguimos ampliar o número de segmentos e a mentoria apoiou na elaboração do documento de cada setor, que depois ficaram disponíveis para consulta no site da prefeitura”, explica Adriana Cestari, analista de projetos do Programa Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia e do Programa Cidades e Territórios.

Além disso, por meio de um formulário e QR Code, os cidadãos podem avaliar os estabelecimentos que retomaram as atividades, indicando se estão ou não seguindo os protocolos.

A prefeitura implementou também ações conhecidas como “Corona Blitz”, experiência partilhada pela consultoria Elo Group e que está sendo desenvolvida em outras cidades brasileiras. A ação consiste em barreiras sanitárias em locais estratégicos da cidade para informações, medição de temperatura e testagens rápidas. Em breve, o cidadão poderá, ainda, tirar dúvidas por meio de um número de whatsapp, passando pelas fases de triagem, dúvidas, informações e encaminhamento inteligente e automático para teleorientação e teleconsulta.

Outro produto que resultou da consultoria e apoio técnico à Ilhéus foi o desenvolvimento de painéis para gestão de recursos e informações compiladas do sistema de saúde municipal para tomada de decisões estratégicas. Por fim, o projeto serviu para todos, em especial aos gestores, como uma forma de conhecer outras experiências de cidades brasileiras de enfrentamento aos efeitos da crise.

As cidades atendidas pelo programa foram selecionadas via edital e também por meio de parcerias, como a que o Instituto Votorantim mantém com o Arapyaú. Além disso, a entidade considerou as regiões em que atua e possui investimentos, o que permitiu a alta abrangência da iniciativa.