O advogado Adnan Demachki é o novo participante do Programa de Fellows do Instituto Arapyaú. Criado em 2021, o programa busca reunir pessoas de trajetórias singulares que trazem conhecimento e bagagem ao instituto, ao mesmo tempo em que apoia essas lideranças em seus espaços de atuação.
Adnan foi prefeito de Paragominas, no Pará, por dois mandatos, entre 2005 e 2012. Como prefeito, recebeu o prêmio Chico Mendes de Meio Ambiente pelo programa “Paragominas Município Verde”, que tirou a cidade da lista das 36 responsáveis por 50% do desmatamento na Floresta Amazônica. Em 2012, o projeto foi homenageado pelo Fórum Mundial Social em Oxford, na Inglaterra e virou modelo de política pública no Pará, sendo replicado em outros municípios.
Formado em Direito pela Universidade Federal do Pará, Adnan fundou a subsecção da Ordem dos Advogados do Brasil, em Paragominas, e presidiu a instituição por uma década. Depois de prefeito, exerceu o cargo de Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará, entre 2015 e 2018. Adnan é cofundador e parte do conselho diretor do Centro de Empreendedorismo da Amazônia, ONG que atua na promoção e articulação de negócios sustentáveis com foco na floresta, biodiversidade e serviços ambientais.
Filme foi dirigido por Mariane Claro e Igor Pimentel. Crédito: reprodução. Na imensidão da riqueza…
Instituto completou 16 anos em 2024. Crédito: Acervo. 2024 ficará marcado como o ano em…
COP 29 foi realizada no Azerbaijão; em 2025, será no Brasil. Crédito: Kamran Guliyev/UN. O…
Conferência reuniu especialistas nacionais e internacionais em Belém/PA. Crédito: IBRAM. A Conferência Internacional Amazônia e…
A bioeconomia é uma oportunidade para reduzir a dependência global dos combustíveis fósseis e para…
Instituto Arapyaú participou de reunião com as ministras Marina Silva e Sonia Guajajara. Crédito: acervo.…