Programa de Fellows

O Programa de Fellows Arapyaú busca fortalecer as capacidades do Instituto ao mobilizar redes, gerar e disseminar conhecimento e apoiar lideranças. Com trajetórias singulares e experiências variadas, os fellows trazem seu conhecimento e sua bagagem prática ao Arapyaú e às redes parceiras, ao mesmo tempo em que reforçam sua liderança dentro desses espaços.

Iniciado em 2021, o programa se renova em ciclos de duração de até 3 anos. Conheça os fellows do primeiro e segundo ciclos do programa:

Ciclo 2 (2023 – 2025)
Andréia Coutinho Louback

É jornalista pela PUC-Rio, mestra em Relações Étnico-raciais pelo CEFET/RJ e foi Fulbright Scholar na University of California, Davis.  É especialista em justiça climática e reconhecida como uma das vozes expoentes no debate de raça, gênero e classe na agenda climática no Brasil. Em 2021-22, coordenou o lançamento da publicação inédita “Quem precisa de justiça climática no Brasil?”, do Observatório do Clima, que é uma obra sobre narrativas de justiça climática e socioambiental. Entre os projetos que liderou em 2023 como consultora de conhecimento,  destaca-se: o Climate Justice Innovation Lab, da Climate Ventures e BMW Foundation, o Guia para Justiça Climática, da Casa Fluminense e o Climate Justice Map da Climate Justice-Just Transition Donor Collaborative Fellowship (CJJT). Como parte do Humphrey Fellowship, fez uma residência profissional na United Nations Population Fund (UNFPA), localizada em Nova York, como especialista em justiça climática. É colunista do Nexo Jornal e do Projeto Colabora, onde escreve sobre clima, gênero, justiça racial e desigualdades.

Izabella Teixeira

Reconhecida como uma das principais autoridades globais em questões ambientais, co-chair do Painel Internacional de Recursos Naturais da ONU Meio Ambiente (IRP/UNEP) e membro do Conselho Consultivo de Alto Nível da UN-DESA, é consultada por líderes ao redor do mundo para o desenvolvimento de estratégias. Durante o seu mandato como ministra do Meio Ambiente do Brasil (2010-2016), teve papel fundamental nas negociações do Protocolo de Nagoya, dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Convenção de Minamata e do Acordo de Paris. Em 2012, foi nomeada para servir no Painel de Alto Nível de Pessoas Eminentes para desenvolver o que veio a ser a Agenda 2030. Em 2013, como reconhecimento pela sua contribuição na redução do desmatamento na Amazônia, recebeu o Prêmio Global “Campeões da Terra” pela ONU Meio Ambiente, na categoria Liderança Política. Bióloga, tem mestrado em Planejamento Energético e doutorado em Planejamento Ambiental pela Universidade de Brasília (UnB). Autora e coordenadora de diversas publicações, é coautora do livro “Inquietações de um Brasil contemporâneo – Desafios da era climática, digital-tecnológica e biológica”, desenvolvido no âmbito do Programa de Fellows Arapyaú.

Tasso Azevedo

Engenheiro florestal, consultor e empreendedor social em sustentabilidade, floresta e clima.  Coordenador Geral da Rede MapBiomas e facilitador do Projeto Conexão Povos da Floresta. Acadêmico visitante do Brasil Lab da Universidade de Princeton. Foi Diretor Geral do Serviço Florestal Brasileiro, Diretor Executivo do Imaflora, Coordenador Geral do Sistema de Estimativa de Emissões de Gases de Efeito Estufa do Observatório do Clima (SEEG). Senior Fellow na Ashoka, Skoll Award Fellow e Schwab Foundation Fellow.

Vanda Witoto

Professora, enfermeira e uma das mais importantes lideranças indígenas da atualidade na defesa dos direitos dos povos originários. Ativista desde os tempos de universidade, quando se juntou a um movimento de estudantes indígenas que luta contra o apagamento de suas culturas, costuma dizer que não dá pra falar de floresta em pé sem considerar a vida das pessoas. Ela também defende que a saúde dos povos indígenas está diretamente conectada com a saúde do território. Teve um papel fundamental durante a crise da Covid-19 nas comunidades indígenas. Como profissional da educação, Vanda também tem como pauta a incorporação da perspectiva indígena nas aulas de História nas escolas. Em 2022, foi candidata a Deputada Federal de Manaus pela Rede Sustentabilidade. Atualmente, integra o Grupo de Governança da iniciativa Uma Concertação pela Amazônia.

Ciclo 1 (2021 – 2023)

Produção dos Fellows

Inquietações de um Brasil contemporâneo
Desafio das Eras Climáticas, Digital-tecnológica e Biológica

A obra nasceu de conversas ao longo de um ano entre os integrantes do Programa de Fellows do Instituto Arapyaú. Entre os temas abordados no livro, estão os desequilíbrios ambientais e climáticos, as tensões políticas e incertezas globais, a necessidade de modernização do Estado brasileiro, as agendas estratégicas que envolvem a produção de alimentos, a valorização da biodiversidade com inclusão social e o protagonismo dos povos originários.

Os autores são Francisco Gaetani, Secretário Extraordinário para a Transformação do Estado; Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente e autoridade global em mudanças do clima; Marcello Brito, executivo e Coordenador do Centro Global Agroambiental da Fundação Dom Cabral; Roberto S. Waack, executivo e conselheiro de empresas; e Samela Sateré Mawé, comunicadora e ativista indígena. A assinatura do livro é coletiva, em uma indicação de que o diálogo é o único caminho possível na solução dos desafios comuns, e elemento essencial para o fortalecimento da democracia.

Publicado pela Autêntica Editora, o livro foi lançado em 2023.