ADR dá primeiros passos na parceria de apoio à gestão pública firmada com prefeituras do sul da Bahia

ADR dá primeiros passos na parceria de apoio à gestão pública firmada com prefeituras do sul da Bahia
Ilhéus, município do sul da Bahia

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) firmou parceria com quatro municípios do sul da Bahia para apoiar a gestão pública de cada prefeitura a identificar seus principais desafios nas áreas de desenvolvimento econômico, saúde e educação e, a partir daí, elaborar um planejamento de ações que contribuam para soluções rápidas. A parceria conta também com a consultoria EloGroup, que está à disposição das cidades especialmente neste momento para contribuir no enfrentamento de desafios decorrentes da pandemia.

Una, Uruçuca, Ilhéus e Canavieiras são os primeiros municípios a ganharem a consultoria. Eles já finalizaram a primeira etapa, que consistiu na elaboração de um diagnóstico, em conjunto com os secretários municipais de cada área, considerando as demandas e potencialidades das cidades. 

A próxima fase é intitulada de “Mapa de Alavancas”, a qual irá identificar quais ações e ferramentas poderão ser utilizadas pelas secretarias para ajudá-las a enfrentar os desafios. Dentre as ações estão mecanismos, por exemplo, para acionar recursos públicos, como do programa Previne Brasil, iniciativa federal que prevê apoio para atenção primária à saúde; ações para incentivar a capacitação e ensino técnico para a população rural ou, ainda, iniciativas de prevenção à evasão escolar na educação pública. 

Para a secretária de educação de Canavieiras, Suely Borges, a mentoria tem sido de grande importância para o bom desempenho das ações da secretaria:

A assessoria traz o caminho a ser percorrido com maior segurança, partindo de um planejamento real, quando nos estudos das nossas fraquezas nos faz perceber onde estamos errando e ou falhando”.

Suely Borges, secretária de educação de Canavieiras

A terceira etapa será operacionalizar o plano de ação. A mentoria nestes municípios irá até junho e, até lá, a expectativa é que cada cidade tenha pelo menos uma ação prioritária implementada.