Notícias

ADR lança estudo que analisa potencial econômico da biodiversidade no sul da Bahia

Foto: Ana Lee

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia, organização fomentada e apoiada pelo Instituto Arapyaú, lançou o estudo “Oportunidades da bioeconomia no Território Litoral Sul da Bahia: cadeias de valor e seu potencial estruturante”. O material sistematiza informações e recomendações para o desenvolvimento de estratégias de acesso ao mercado para produtos da bioeconomia da agricultura familiar, estimulando oportunidades econômicas no meio rural sul-baiano.

“O estudo mostra um diagnóstico de desafios e oportunidades para futuros investimentos no território, seja por parte do poder público ou pela iniciativa privada. Ao participar da construção do material, a ADR busca atrair os olhares desse público em prol da concretização de ações para fortalecer cadeias produtivas da bioeconomia na região, melhorando, assim, a renda e a qualidade de vida dos pequenos produtores no sul da Bahia”, destaca Mariana Sales, Secretária Executiva da organização.

A realização do estudo contou com o apoio do projeto Produção Sustentável de Cacau em Sistemas Agroflorestais na Amazônia e Mata Atlântica, uma parceria entre a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ) GmbH e a empresa Mondelez International. O projeto é financiado no âmbito do programa develoPPP, em nome do Ministério da Cooperação da Alemanha (BMZ).

O trabalho analisou algumas cadeias ligadas à sociobiodiversidade específicas do território que ocorrem ou podem ocorrer de forma complementar ao método produtivo predominante na região: o cacau-cabruca. Os produtos-foco considerados neste estudo são os derivados do cacau como nibs, líquor, chocolate em pó, manteiga de cacau, mel de cacau e geleia; o açaí; a eritrina (madeira); a banana da terra; o cajá; a jaca e outras espécies frutíferas.

Acesse o estudo.

Fernanda Carpegiani

Recent Posts

Da Mata Atlântica à Amazônia e o lugar onde esses biomas se conectam

Filme foi dirigido por Mariane Claro e Igor Pimentel. Crédito: reprodução. Na imensidão da riqueza…

1 mês ago

Arapyaú se consolida na agenda climática da filantropia global em 2024

Instituto completou 16 anos em 2024. Crédito: Acervo. 2024 ficará marcado como o ano em…

1 mês ago

O balanço da COP29 e o caminho até Belém

COP 29 foi realizada no Azerbaijão; em 2025, será no Brasil. Crédito: Kamran Guliyev/UN. O…

1 mês ago

Líderes de diferentes setores debatem futuro e desenvolvimento da Amazônia em Conferência sobre Novas Economias

Conferência reuniu especialistas nacionais e internacionais em Belém/PA. Crédito: IBRAM. A Conferência Internacional Amazônia e…

1 mês ago

Como a colaboração na bioeconomia é fundamental nas ações pelo clima

A bioeconomia é uma oportunidade para reduzir a dependência global dos combustíveis fósseis e para…

1 mês ago

COP da Biodiversidade é marcada por entraves no financiamento para a conservação

Instituto Arapyaú participou de reunião com as ministras Marina Silva e Sonia Guajajara. Crédito: acervo.…

3 meses ago