Notícias

ADR Sul da Bahia ganha espaço no debate sobre desenvolvimento sustentável

Seminário promovido pelo Sebrae nacional, foi realizado em Ilhéus. Crédito: acervo

Fomentada e apoiada pelo Instituto Arapyaú, a Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia vem ganhando destaque no território, tornando-se referência no apoio ao desenvolvimento sustentável dos municípios do Litoral Sul da Bahia. A relevância da organização ficou evidente no seminário “Diálogos para o Desenvolvimento: Perspectivas e Oportunidades para o Desenvolvimento Sustentável”, promovido pelo Sebrae nacional em Ilhéus, no dia 25 de março. 

O evento foi aberto com uma fala de Mariana Sales, secretária-executiva da ADR, e contou com a presença das diretorias da Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia (Faeb), Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e do próprio Sebrae. 

“O seminário do Sebrae foi estratégico não só para todo o território, como também para a Agência de Desenvolvimento Regional, porque a comitiva conseguiu compreender o papel da ADR enquanto articulador de uma governança que pensa a região de uma forma organizada e pactua prioridades de acordo com as vocações econômicas e necessidades de avanço e melhoria do ponto de vista social”, analisa Ricardo Gomes, gerente de Desenvolvimento Territorial do Arapyaú e presidente interino da ADR Sul da Bahia. 

Segundo ele, a presença dos gestores da Federação da Agricultura e da Indústria, além da Sudene, que é uma agência de fomento, foi importante para que a ADR pudesse ressaltar as oportunidades que existem caso essas organizações trabalhem em conjunto no território. “Há espaço para alavancar a economia de diversos municípios, gerar emprego e renda e estimular o empreendedorismo. Esse contato direto pode se desdobrar em ações efetivas no futuro próximo”, conclui Ricardo.

Em sua apresentação, Mariana destacou a importância de reunir diversos setores para promover o desenvolvimento sustentável do Território Litoral Sul da Bahia, que conta com 26 municípios e possui 720 mil habitantes, o que corresponde a 5% da população do Estado.  “O turismo e o cacau são nossas vocações econômicas e devemos aproveitar toda essa potencialidade, unindo atores do setor privado, do setor público, da academia e da sociedade para que juntos possamos atrair atenções positivas para o nosso território e para as nossas virtudes, que são muitas”, afirma Mariana. 

Com base em dados de 2020, o turismo foi responsável por 13% dos empregos formais na região. Já o cacau, símbolo da identidade cultural e turística, representa 70% da produção agrícola da região e carrega grande potencial para o desenvolvimento sustentável.

A ADR integrou o painel sobre as perspectivas e oportunidades de desenvolvimento na região, ao lado de Cristiano Villela Dias, diretor do Parque Científico e Tecnológico do Sul da Bahia (PCTSul), que mostrou dados sobre o perfil da produção do cacau no Brasil. Atualmente há mais de 93 mil propriedades agrícolas dedicadas à cacauicultura no país, sendo que 84% delas possuem menos de 50 hectares. Villela revelou também que há aproximadamente 270 mil pessoas ocupadas com o cultivo do cacau no Brasil e que a atividade gera R$ 3,8 bilhões (em valor bruto).

Em matéria veiculada na TV Santa Cruz, afiliada local da Rede Globo, a ADR Sul da Bahia foi citada como fonte de referência da região. Na reportagem, exibida na mesma data do seminário, Mariana Sales falou sobre a importância do cacau para além do cenário do turismo: “O cacau é um vetor de transformação, de geração de renda e de riquezas para nosso território, uma vez que ele também preserva a Mata Atlântica por meio da produção na cabruca”.

Mariana Sales em entrevista para a TV Santa Cruz. Crédito: acervo

Além da diretoria e de membros do Conselho Deliberativo do Sebrae, o evento reuniu empreendedores e gestores públicos de diversas cidades da região, lotando o auditório e fomentando discussões sobre o cenário econômico local. O objetivo do Sebrae é transformar o seminário em um marco na busca por soluções e caminhos que promovam o crescimento econômico aliado à preservação ambiental na região. 

“Foi muito importante ouvir de perto as entidades de classe, os clubes de serviço, o poder público municipal, as lideranças empresariais. Com certeza levaremos muitas informações importantes para contribuir com nossas ações do Sebrae Bahia no sul do estado”, concluiu o superintendente do Sebrae Bahia, Jorge Khoury.

Giulie Carvalho

Recent Posts

Passado, presente e o futuro do cacau sustentável brasileiro: uma conversa com Ricardo Gomes

Ricardo Gomes, gerente do programa Desenvolvimento Territorial do sul da Bahia. Crédito: Ana Lee Após…

4 semanas ago

Cases de sucesso com cacau: Arapyaú organiza comitiva de imersão no sul da Bahia

Comitiva do Arapyaú no sul da Bahia. Crédito: acervo Testemunhar os resultados práticos do CRA…

4 semanas ago

Instituto Arapyaú integra consórcio que vai ajudar a construir política brasileira para a bioeconomia

Projeto pretende ajudar o Brasil a colocar a bioeconomia no centro de sua política nacional.…

4 semanas ago

Fórum inédito discute soluções e desafios para financiamento climático

Renata Piazzon na abertura do Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas. Crédito: Fotoka /divulgação Com o…

2 meses ago

Brasil mostra ao mundo seu cacau sustentável

Anúncio sobre evento em 2025 da World Cocoa Foundation que será realizado no Brasil. Crédito:…

2 meses ago

Amazônia no centro do debate sobre o futuro dos alimentos

Participantes do evento reunidos. Crédito: Acervo Porticus Manaus foi local de encontro do debate sobre…

2 meses ago