Notícias

Cases de sucesso com cacau: Arapyaú organiza comitiva de imersão no sul da Bahia

Comitiva do Arapyaú no sul da Bahia. Crédito: acervo

Testemunhar os resultados práticos do CRA Sustentável, compreender os desafios e a experiência de agricultores familiares do sul da Bahia com a produção de cacau foi o principal objetivo da visita da fellow do Instituto Arapyaú, Izabella Teixeira, e da cientista política Mônica Sodré ao território no mês de março. Orquestrada pelo Arapyaú, a imersão foi acompanhada pela diretora Renata Piazzon, pelo gerente de Desenvolvimento Territorial, Ricardo Gomes, e pelo gerente de Estratégia para Desenvolvimento Sustentável, Vinícius Ahmar. O roteiro incluiu o Assentamento Dois Riachões, no município de Ibirapitanga, o Centro de Inovação do Cacau (CIC) e a Agrícola Conduru, com a experiência Dengo Origem. 

O intuito do Arapyaú é ampliar o acesso, sobretudo de agricultores de assentamentos, a políticas públicas já existentes, visando o aumento da renda e melhoria das condições de vida no campo, incluindo assistência técnica e acesso a crédito. 

“Procuramos identificar e pensar em soluções para superar as barreiras que impedem um acesso eficiente a políticas públicas, a exemplo daquelas voltadas para a comercialização de produtos agrícolas, como o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Buscamos entender como essas políticas podem ser acessadas para garantir uma melhoria de renda associada à atividade do cacau”, afirma Renata Piazzon, diretora-geral do Instituto Arapyaú.

Ao conhecer de perto o modo como agricultores familiares estão conduzindo a produção sustentável de cacau na Bahia, é possível levar o exemplo adiante e, eventualmente, buscar parcerias que viabilizem a replicação desse modelo em outros territórios. “Foi uma visita surpreendente porque vi na prática o impacto do Programa Nacional de Agroecologia e Produção Orgânica, que ajudei a criar em 2012 junto com a então ministra Tereza Campello”, conta Izabella Teixeira, ex-ministra do Meio Ambiente. “Esse programa orientou e segue orientando os assentados de Dois Riachões. A agroecologia foi implementada pelas 40 famílias do assentamento e traduzida na cultura do cacau, junto com a restauração da mata de cabruca associada à Mata Atlântica.”

Desde o assentamento, passando pelo CIC, que analisa a qualidade e certifica o cacau, até a fazenda onde acontece a experiência turística Dengo Origem, a comitiva do Arapyaú pôde acompanhar todas as etapas da cadeia de produção do cacau sustentável da Bahia e entender como os setores se conectam dentro do ecossistema.

“Além de transformar as próprias realidades, esses produtores transformam realidades ambientais, sociais e econômicas. A filantropia entra e apoia o processo de certificação, de produção, de qualificação de mão-de-obra e de crédito. E isso acaba se alinhando também com os interesses do setor privado, que compra esse cacau e o transforma em um chocolate de alta qualidade, ao mesmo tempo em que valoriza seus fornecedores estratégicos”, comenta a ex-ministra.

Giulie Carvalho

Recent Posts

Passado, presente e o futuro do cacau sustentável brasileiro: uma conversa com Ricardo Gomes

Ricardo Gomes, gerente do programa Desenvolvimento Territorial do sul da Bahia. Crédito: Ana Lee Após…

4 semanas ago

ADR Sul da Bahia ganha espaço no debate sobre desenvolvimento sustentável

Seminário promovido pelo Sebrae nacional, foi realizado em Ilhéus. Crédito: acervo Fomentada e apoiada pelo…

4 semanas ago

Instituto Arapyaú integra consórcio que vai ajudar a construir política brasileira para a bioeconomia

Projeto pretende ajudar o Brasil a colocar a bioeconomia no centro de sua política nacional.…

4 semanas ago

Fórum inédito discute soluções e desafios para financiamento climático

Renata Piazzon na abertura do Fórum Brasileiro de Finanças Climáticas. Crédito: Fotoka /divulgação Com o…

2 meses ago

Brasil mostra ao mundo seu cacau sustentável

Anúncio sobre evento em 2025 da World Cocoa Foundation que será realizado no Brasil. Crédito:…

2 meses ago

Amazônia no centro do debate sobre o futuro dos alimentos

Participantes do evento reunidos. Crédito: Acervo Porticus Manaus foi local de encontro do debate sobre…

2 meses ago