Notícias

ADR Sul da Bahia vence edital e impulsiona Política Nacional de Cuidados no Estado

Rede participou da 10ª Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap).
Crédito: Divulgação/ADR Sul da Bahia.

A Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) Sul da Bahia, em parceria com os institutos Foz e Pólis, deu um importante passo para a construção da Política de Cuidados no Estado. Durante a 10ª edição da Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), a ADR, organização fomentada e apoiada pelo Instituto Arapyaú, facilitou uma oficina que discutiu como adequar a Política Nacional às especificidades de cada território. Iniciativa do governo brasileiro, a Política de Cuidados busca tornar visível o trabalho do cuidado e promover a redistribuição das responsabilidades entre diferentes setores da sociedade.

Ao ser contemplada em um edital de tecnologia de impacto territorial, a ADR, em conjunto com os institutos parceiros, está desenvolvendo um Observatório do Cuidado, que conta com o apoio técnico do Instituto ORI:ORO, organização que atua com o desenvolvimento e implementação de tecnologias de interesse público. Essa ferramenta terá como objetivo coletar e analisar dados sobre gênero, raça, saúde, educação, etc. – dadas as desigualdades estruturais e interseccionais no acesso ao direito do cuidado – para apoiar a formulação da Política do Cuidado no estado da Bahia.

Durante a oficina realizada na Enap, Luciana Mandelli, superintendente da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Bahia (SPM), destacou a importância da colaboração entre a ADR e os institutos para a construção desse observatório. “Essa parceria tem sido fundamental para nos ajudar a qualificar o exercício de elaboração dessa política, assegurar orçamento e estruturar a institucionalização das iniciativas de cuidado na Bahia”, afirmou.

O Observatório do Cuidado irá ainda mapear e georreferenciar os equipamentos públicos e privados voltados para o cuidado na Bahia, como lares para idosos, abrigos, hospitais e creches. “Para realizar esse mapeamento em cada um dos 27 territórios de identidade baianos, será fundamental a contratação e capacitação de agentes locais, que atuarão em parceria com as comunidades para garantir a participação social na construção desse banco de dados”, detalhou Mariana Sales, Secretária Executiva da agência. A iniciativa, que já conta com 25% dos recursos necessários, busca agora novos parceiros para viabilizar sua implementação completa.

Educação

Paralelamente ao desenvolvimento do Observatório do Cuidado, a ADR segue avançando em outras frentes, como o Programa Compromisso com a Educação. Há dois anos na gestão do programa, a agência está finalizando o ciclo nos municípios de Una e Uruçuca e se preparando para expandir suas ações para a cidade de Laje e continuar o trabalho em Gandu, com apoio da Mondelez Internacional. “Com essas conquistas, celebramos o amadurecimento da organização, que segue firme no propósito de desenvolver as potencialidades não apenas do sul da Bahia, mas de todo o estado”, comentou Ricardo Gomes, gerente de Desenvolvimento Territorial do Arapyaú e presidente interino da ADR Sul da Bahia.

Giulie Carvalho

Recent Posts

Brasil reforça soluções baseadas na natureza nos debates do Fórum Econômico Mundial

Protagonismo do Brasil para liderar soluções climáticas foi destaque em Davos. Crédito: acervo. Colocar o…

3 semanas ago

Em 2025, restauração e sistemas alimentares ganham força na agenda do Arapyaú

Visão integrada ganha amplitude com a chegada da COP 30. Crédito: acervo. O Instituto Arapyaú…

3 semanas ago

Inteligência artificial pela sustentabilidade e bioeconomia na Amazônia são prioridades do grupo de fellows do Arapyaú

Para o grupo de fellows do Instituto Arapyaú, 2024 foi um ano de consolidação de…

3 semanas ago

A música que ajuda a manter as florestas e seus povos em pé

Produções mostram a ligação entre Amazônia e Mata Atlântica, dois territórios prioritários para a atuação…

3 semanas ago

Acompanhe o Arapyaú nas redes

Seja nosso seguidor e acompanhe todas as novidades; links abaixo. Crédito: divulgação. Com o objetivo…

3 semanas ago

Da Mata Atlântica à Amazônia e o lugar onde esses biomas se conectam

Filme foi dirigido por Mariane Claro e Igor Pimentel. Crédito: reprodução. Na imensidão da riqueza…

2 meses ago