Notícias

Agência de Desenvolvimento Regional promove diálogo com governo da Bahia e Instituto Natura para avançar na agenda de educação

Foto: Claudionor Júnior/Divulgação SEC BA

Representantes do Instituto Arapyaú, do Instituto Natura, da Associação Bem Comum e da ADR (Agência de Desenvolvimento Regional) Sul da Bahia se reuniram, no início de fevereiro, com líderes do novo governo da Bahia. 

Em audiência com a secretária de Educação, Adélia Pinheiro, foram apresentados o Programa de Apoio Estadual à Alfabetização, o Parc (Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração) e uma abordagem sobre o Ensino Médio Integral. “As sugestões estão entre as prioridades estabelecidas no documento Educação, Cacau e Turismo: Propostas de ação com o Governo do Estado (2023-2026), organizado e lançado pela ADR ainda em 2022, com o objetivo de influenciar as políticas públicas no setor”, lembra Mariana Sales, secretária executiva da ADR Sul da Bahia. A equipe técnica da SEC se comprometeu em avaliar os programas apresentados.

O Instituto Natura também propôs uma parceria com foco em ações de alfabetização. Já o Instituto Arapyaú disponibilizou ao Estado sua consultora em Educação, Cleuza Repulho, para atender algumas demandas urgentes relacionadas à recomposição de aprendizagens. 

Desde 2018, Una e Uruçuca, municípios no Sul da Bahia, são atendidos pelo Programa Compromisso com a Educação Pública, criado pelo Instituto Arapyaú e agora gerido pela ADR Sul da Bahia com o apoio técnico do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep) nos níveis da educação infantil e anos iniciais e finais do ensino fundamental. Com o intuito de melhorar a aprendizagem, o programa oferece formações focadas no aprimoramento das práticas pedagógicas e suporte técnico em gestão educacional para as equipes da Secretaria de Educação, gestores escolares e professores.

Na avaliação mais recente do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgada em setembro de 2022 pelo Ministério da Educação (MEC), os municípios que integram o programa registraram aumento na nota de desempenho. O indicador geral dos anos iniciais do ensino fundamental avançou em 0,6% em Uruçuca e 0,2% em Una em relação à última avaliação, em 2019. “Os resultados positivos do programa só foram possíveis,  pois houve parceria com a gestão pública municipal que acreditou no programa”. destaca Thais Ferraz, diretora do Instituto Arapyaú.

A experiência positiva de Una e Uruçuca incentivou a ADR Sul da Bahia a buscar a expansão do Compromisso com a Educação Pública e, em 2023, o município de Gandu passa a ser atendido pelo Programa. “A ADR tem o papel de buscar o diálogo e alinhar os projetos com as políticas públicas.”, destaca Ricardo Gomes, gerente de Desenvolvimento Territorial do Arapyaú e que agrega a função de presidente da ADR.

Fernanda Carpegiani

Recent Posts

Da Mata Atlântica à Amazônia e o lugar onde esses biomas se conectam

Filme foi dirigido por Mariane Claro e Igor Pimentel. Crédito: reprodução. Na imensidão da riqueza…

1 mês ago

Arapyaú se consolida na agenda climática da filantropia global em 2024

Instituto completou 16 anos em 2024. Crédito: Acervo. 2024 ficará marcado como o ano em…

1 mês ago

O balanço da COP29 e o caminho até Belém

COP 29 foi realizada no Azerbaijão; em 2025, será no Brasil. Crédito: Kamran Guliyev/UN. O…

1 mês ago

Líderes de diferentes setores debatem futuro e desenvolvimento da Amazônia em Conferência sobre Novas Economias

Conferência reuniu especialistas nacionais e internacionais em Belém/PA. Crédito: IBRAM. A Conferência Internacional Amazônia e…

1 mês ago

Como a colaboração na bioeconomia é fundamental nas ações pelo clima

A bioeconomia é uma oportunidade para reduzir a dependência global dos combustíveis fósseis e para…

1 mês ago

COP da Biodiversidade é marcada por entraves no financiamento para a conservação

Instituto Arapyaú participou de reunião com as ministras Marina Silva e Sonia Guajajara. Crédito: acervo.…

3 meses ago