Representantes do Instituto Arapyaú, do Instituto Natura, da Associação Bem Comum e da ADR (Agência de Desenvolvimento Regional) Sul da Bahia se reuniram, no início de fevereiro, com líderes do novo governo da Bahia.
Em audiência com a secretária de Educação, Adélia Pinheiro, foram apresentados o Programa de Apoio Estadual à Alfabetização, o Parc (Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração) e uma abordagem sobre o Ensino Médio Integral. “As sugestões estão entre as prioridades estabelecidas no documento Educação, Cacau e Turismo: Propostas de ação com o Governo do Estado (2023-2026), organizado e lançado pela ADR ainda em 2022, com o objetivo de influenciar as políticas públicas no setor”, lembra Mariana Sales, secretária executiva da ADR Sul da Bahia. A equipe técnica da SEC se comprometeu em avaliar os programas apresentados.
O Instituto Natura também propôs uma parceria com foco em ações de alfabetização. Já o Instituto Arapyaú disponibilizou ao Estado sua consultora em Educação, Cleuza Repulho, para atender algumas demandas urgentes relacionadas à recomposição de aprendizagens.
Desde 2018, Una e Uruçuca, municípios no Sul da Bahia, são atendidos pelo Programa Compromisso com a Educação Pública, criado pelo Instituto Arapyaú e agora gerido pela ADR Sul da Bahia com o apoio técnico do Instituto Chapada de Educação e Pesquisa (Icep) nos níveis da educação infantil e anos iniciais e finais do ensino fundamental. Com o intuito de melhorar a aprendizagem, o programa oferece formações focadas no aprimoramento das práticas pedagógicas e suporte técnico em gestão educacional para as equipes da Secretaria de Educação, gestores escolares e professores.
Na avaliação mais recente do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgada em setembro de 2022 pelo Ministério da Educação (MEC), os municípios que integram o programa registraram aumento na nota de desempenho. O indicador geral dos anos iniciais do ensino fundamental avançou em 0,6% em Uruçuca e 0,2% em Una em relação à última avaliação, em 2019. “Os resultados positivos do programa só foram possíveis, pois houve parceria com a gestão pública municipal que acreditou no programa”. destaca Thais Ferraz, diretora do Instituto Arapyaú.
A experiência positiva de Una e Uruçuca incentivou a ADR Sul da Bahia a buscar a expansão do Compromisso com a Educação Pública e, em 2023, o município de Gandu passa a ser atendido pelo Programa. “A ADR tem o papel de buscar o diálogo e alinhar os projetos com as políticas públicas.”, destaca Ricardo Gomes, gerente de Desenvolvimento Territorial do Arapyaú e que agrega a função de presidente da ADR.
Anúncio foi feito durante o Partnership Meeting 2025, um dos maiores eventos do setor de…
Iniciativa setorial foi desenvolvida para promover o cacau nacional em mercados estratégicos, como Europa e…
Roberto Waack, Renata Piazzon, Julia Dias Leite e Izabella Teixeira estiveram ao lado de André…
Cooperação vai ao encontro da meta nacional de restaurar 12 milhões de hectares de matas…
Parceria pretende beneficiar diretamente 360 famílias produtoras de cacau do sul-baiano. Crédito: acervo. O Projeto…
Pauta foi debatida por especialistas de todo o mundo durante o Wood Construction Global Meeting.…