Aliança pela Inovação e Sustentabilidade apoia projetos de inovação e desenvolvimento de cidades

Foto: Gildson Di Souza/Secom Prefeitura de São Paulo

A Aliança pela Inovação e Sustentabilidade, iniciativa formada a partir da parceria entre Instituto Arapyaú, Instituto Humanize e Fundação Brava, aprovou um pacote de projetos e iniciativas, que contempla a consolidação de uma rede de apoio à agenda do desenvolvimento urbano sustentável. Em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Regional e o Projeto de Cooperação Técnica Brasil-Alemanha ANDUS (Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável), a Aliança irá atuar com duas principais iniciativas: a construção de um programa de desenvolvimento de capacidades institucionais para lideranças e altos gestores, que assumirão as prefeituras a partir de 2021, em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap), e o desenvolvimento e apoio aos mecanismos de investimentos em soluções inovadoras para desafios públicos.

Também está previsto para ser lançado ainda em 2020 o primeiro Ranking de Competitividade de Municípios, apoiado pela Aliança e coordenado pelo Centro de Liderança Pública. O levantamento tem por objetivo construir uma ferramenta que ajude a transformar as gestões municipais com o uso de dados e evidências. 

Propósito

A Aliança pela Inovação e Sustentabilidade foi formalizada em setembro de 2019, pelos parceiros Brava, Humanize e Arapyaú, com o propósito de fortalecer a agenda de inovação e sustentabilidade das cidades, financiando projetos em conjunto que façam a diferença na gestão pública e resultem em melhorias para a sociedade.