Amazônia Legal em Dados mostra os impactos socioeconômicos da pandemia na região a partir dos últimos números da PNAD Contínua

A plataforma Amazônia Legal em Dados atualizou a sua base de informações com os novos números divulgados na última Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua), realizada pelo IBGE. Foram explorados, ao todo, 13 indicadores, divididos entre três macrotemas: educação, desenvolvimento social e economia.

Com os novos dados da PNAD, é possível identificar impactos da pandemia sofridos pela região, em diversos aspectos socioeconômicos. Além de adicionar os novos valores na série histórica, todos os indicadores da plataforma receberam atualizações retroativas.

Entre 2020 e 2021, houve, por exemplo, uma leve queda de pessoas na faixa etária de 25 a 29 anos com ensino superior: de 14,9% para 14,5% — um desempenho que não foi verificado no restante do país, que cresceu de 21,6% para 22,5%. Outra variação importante foi a queda do rendimento per capita da região, que sofreu um recuo de 8,2% – nesse caso, inferior à registrada no restante do país (-11,2%). Com os novos dados, foi possível ainda enxergar o impacto do pagamento do auxílio emergencial na região: no primeiro ano de pandemia, a proporção de pobres caiu mais de cinco pontos percentuais em comparação com 2019: de 42,5% para 37,3%. O número, porém, voltou a crescer em 2021, apontando que 45% da população na região está na linha de pobreza.

Além da atualização dos dados e indicadores na plataforma, a rede Uma Concertação pela Amazônia publicou, em parceria com a Consultoria Macroplan, a nota técnica: “Os impactos da pandemia na Amazônia Legal: uma análise dos indicadores da PNAD Contínua em 2020 e 2021”, que pode ser acessada no site da Concertação. 

A ferramenta Amazônia Legal em Dados é uma iniciativa fomentada pela Concertação e desenvolvida pela Consultoria Macroplan, com apoio do Instituto Arapyaú. A plataforma oferece de forma inédita uma visão integrada dos nove estados que compõem a região, com análises comparativas e evolutivas dos últimos 10 anos. 

Acesse os dados atualizados na plataforma Amazônia Legal

Acesse a Nota Técnica no site da Concertação