Notícias

Arapyaú e ADR encerram primeiro ciclo de mentorias com gestores de prefeituras do sul da Bahia

O Instituto Arapyaú, em parceria com a Agência de Desenvolvimento Regional e a consultoria EloGroup, finalizou o primeiro ciclo de mentorias de gestores públicos, conduzido nos últimos três meses junto às prefeituras de quatro municípios da Costa do Cacau – Ilhéus, Itabuna, Una e Uruçuca. A iniciativa capacitou cerca de 100 gestores para responder aos desafios de saúde e de educação que se impuseram aos municípios durante a pandemia do novo coronavírus.

As mentorias priorizaram o registro, o monitoramento e a avaliação de indicadores de evasão escolar e de atenção básica em saúde. No caso da saúde, os gestores foram treinados a identificar, mensurar e monitorar indicadores avaliados pelo Previne Brasil, programa do governo federal que tem como premissa ampliar o acesso e a qualidade dos serviços de atenção primária, como vacinas, exames de rotina e saúde da mulher, dentre outros, nos municípios. Parte da transferência de recursos federais às prefeituras depende do desempenho da administração municipal nesses quesitos.

Segundo Adriana Cestari, analista de projetos do Arapyaú, já é possível identificar melhorias nos indicadores do primeiro quadrimestre deste ano nas prefeituras envolvidas. “Há uma melhoria pequena, mas relevante, nos indicadores considerados pelo Previne Brasil”, explica, em referência aos avanços identificados na atenção primária em saúde.

Ciclo de mentorias da ADR com gestores públicos conta com participação do prefeito de Uruçuca, Moacyr Leite

De acordo com Thomas Klen, consultor da EloGroup que participou do ciclo de mentorias, do diagnóstico aos treinamentos, a boa implementação e o sucesso das políticas públicas dependem cada vez mais do uso de dados e, portanto, da digitalização das prefeituras. “Mostramos aos gestores que ferramentas digitais não são bicho de sete cabeças e que, com apoio, a digitalização é possível, e tem resultados claros na ponta, na marcação da consulta de uma gestante, no controle dos exames de pré-natal, por exemplo”, afirma. 

Diante do alto grau de mobilização e engajamento dos gestores durante o recém-concluído ciclo de mentorias, o Arapyaú e a ADR avaliam dar continuidade à iniciativa. “Este foi o primeiro passo e demonstra o impacto positivo que podemos impulsionar no dia a dia da gestão pública”, diz Ricardo Gomes, gerente do programa Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia do Instituto Arapyaú, e atual secretário-executivo interino da ADR.

Carmen Guerreiro

Recent Posts

Da Mata Atlântica à Amazônia e o lugar onde esses biomas se conectam

Filme foi dirigido por Mariane Claro e Igor Pimentel. Crédito: reprodução. Na imensidão da riqueza…

1 mês ago

Arapyaú se consolida na agenda climática da filantropia global em 2024

Instituto completou 16 anos em 2024. Crédito: Acervo. 2024 ficará marcado como o ano em…

1 mês ago

O balanço da COP29 e o caminho até Belém

COP 29 foi realizada no Azerbaijão; em 2025, será no Brasil. Crédito: Kamran Guliyev/UN. O…

1 mês ago

Líderes de diferentes setores debatem futuro e desenvolvimento da Amazônia em Conferência sobre Novas Economias

Conferência reuniu especialistas nacionais e internacionais em Belém/PA. Crédito: IBRAM. A Conferência Internacional Amazônia e…

1 mês ago

Como a colaboração na bioeconomia é fundamental nas ações pelo clima

A bioeconomia é uma oportunidade para reduzir a dependência global dos combustíveis fósseis e para…

1 mês ago

COP da Biodiversidade é marcada por entraves no financiamento para a conservação

Instituto Arapyaú participou de reunião com as ministras Marina Silva e Sonia Guajajara. Crédito: acervo.…

3 meses ago