Mais de 10 linhas de créditos diferentes oferecem até R$ 400 mil em financiamentos para o pequeno produtor de cacau no Brasil através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), iniciativa do governo federal em vigor há mais de 25 anos. Com taxas de juros que variam entre 0,5% a 4,5% ao ano, o programa é um importante instrumento de fomento da produção agrícola familiar.
No entanto, muitos produtores deixam de obter o benefício por conta da complexidade da operação. “Percebemos que muitas vezes o pequeno produtor de cacau tem a sua produção limitada pela falta de recursos. Um dos grandes entraves é a falta de informação sobre o acesso ao crédito rural”, aponta a economista Grazielle Cardoso, analista sênior do programa Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia do Instituto Arapyaú.
Para facilitar o entendimento sobre esse processo, o Instituto Arapyaú se uniu à Fundação Solidaridad e desenvolveu o Guia para Agricultura Familiar – Crédito Público para o Cacau. Ele é composto por um guia digital e dois vídeos ilustrativos que você assiste abaixo: “Pronaf: o que é?” e “Pronaf: como acessá-lo?”.
Instituto Arapyaú participou de reunião com as ministras Marina Silva e Sonia Guajajara. Crédito: acervo.…
Festival de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis na Amazônia, organizado por Idesam e Impact…
Renata Piazzon, diretora-geral do Instituto Arapyaú. Crédito: Cauê Ito. O Instituto Arapyaú recebeu, entre os…
Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia (PNDBio) ganhou força durante a realização do Painel Técnico-Científico…
Rede participou da 10ª Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Crédito:…