Inovação na gestão pública municipal
É comum que os desafios para promover a inovação nos municípios sejam os mesmos que os desafios que a própria gestão municipal enfrenta em boa parte do seu dia a dia. Isso nos mostra que, cada vez mais, a inovação governamental tem que ser parte essencial da própria gestão pública, e não uma agenda à parte, que responde a questões específicas. O Instituto Arapyaú, por meio do Programa Cidades e Territórios, buscou contribuir com respostas para esses desafios a partir da identificação de um fator fundamental aos processos de inovação: o fortalecimento das capacidades institucionais dos governos locais.
Vídeo
Caminhos para Inovação
O material reúne aprendizados e ferramentas experienciadas na prática no projeto piloto. Esperamos que essas experiencias possam ser traduzidas, adaptadas e replicadas no contexto outros municípios e territórios, apoiando os gestores no caminho de uma gestão pública mais inovadora e, por isso, mais eficiente, efetiva, sustentável e centrada nos cidadãos.
O que pensam os Gestores Públicos sobre inovação dos municipios
46,7%
tecnologia
para otimizar a gestão de projetos e processos
26,7%
eficiência financeira
no gasto público por beneficiário
23,3%
melhorias nos serviços públicos essenciais
foco no usuário
3,3%
novos serviços públicos
como Wi-Fi Livre, por exemplo
Inovar é realizar algo novo, para determinado contexto, que gere benefícios para as pessoas e que seja sustentável nas esferas econômica, ambiental, social e política."
Definição do Instituto Tellus
O que a experiência no projeto piloto nos ensina sobre inovação na gestão pública municipal?
  • Confira o material completo e conheça ferramentas que podem apoiá-lo no caminho para uma cidade mais inovadora
    * Campo obrigatório
realização
Logo Arapyau
parceiro técnico
Logo Tellus