Notícias

Coalizão afirma em manifesto que meta climática brasileira deve ser mais ambiciosa

Parque Nacional de Anavilhanas, na Amazônia. Foto: Jason Auch

Em um manifesto enviado às lideranças do governo brasileiro, a Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, movimento composto por mais de 280 representantes do agronegócio, sociedade civil, setor financeiro e academia, afirmou que o Brasil deveria apresentar compromissos mais expressivos e permanentes para enfrentar as mudanças climáticas durante a Cúpula de Líderes sobre o Clima, organizada pelo governo americano e realizada dias 22 e 23 de abril. Também reforçou a necessidade de implementar ações para a queda rápida do desmatamento.

O Brasil é considerado um país-chave nos esforços globais para o equilíbrio climático do planeta. E já provou do que é capaz. Entre 2004 e 2012, o Brasil fez a maior redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) já registrada por um único país, ao reduzir em 80% sua taxa de desmatamento. Este é o momento dos brasileiros retomarem esse protagonismo histórico. Por isso, a Coalizão Brasil reafirma que a ambição do país nessa agenda climática precisa ser expressiva e permanente”

trecho do documento da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura

A carta destacou ainda que, “apesar da clara e crescente preocupação de diversos setores da sociedade, nacionais e internacionais, a perda de florestas no Brasil avança de forma rápida e significativa. É urgente, portanto, que medidas firmes sejam retomadas evitando que um cenário de destruição e fogo se repita ou se agrave em 2021. Para tanto, a Coalizão Brasil considera urgente a implementação das seis ações para a queda rápida do desmatamento, lançadas em setembro de 2020 e entregues às autoridades”.

O posicionamento da Coalizão Brasil repercutiu amplamente na mídia, com mais de 80 menções em veículos nacionais e internacionais.

Confira as seis ações para a queda rápida do desmatamento

Confira a íntegra do posicionamento.

Carmen Guerreiro

Recent Posts

COP da Biodiversidade é marcada por entraves no financiamento para a conservação

Instituto Arapyaú participou de reunião com as ministras Marina Silva e Sonia Guajajara. Crédito: acervo.…

2 semanas ago

3ª edição do FIINSA foca em nova economia para preservação e conservação da floresta

Festival de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis na Amazônia, organizado por Idesam e Impact…

2 semanas ago

Renata Piazzon comenta sobre o encontro de organizações da filantropia internacional no Brasil para discutir a conexão entre clima e natureza

Renata Piazzon, diretora-geral do Instituto Arapyaú. Crédito: Cauê Ito. O Instituto Arapyaú recebeu, entre os…

2 semanas ago

Brasil dá mais um passo rumo à Política Nacional de Bioeconomia

Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia (PNDBio) ganhou força durante a realização do Painel Técnico-Científico…

2 semanas ago

ADR Sul da Bahia vence edital e impulsiona Política Nacional de Cuidados no Estado

Rede participou da 10ª Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Crédito:…

2 semanas ago