Curta-metragem dirigido por Fernando Meirelles e Juliano Salgado, com narração da atriz Maria Fernanda Cândido e fotos de Sebastião Salgado, convida à reflexão sobre a possibilidade de conciliar a potência natural e a potência econômica que caracterizam a região Amazônica. O roteiro é de Sophie Schönburg, diretora de criação da agência África, e a trilha sonora é do compositor francês Laurent Petitgand.
O vídeo foi exibido para mais de 100 convidados durante o Diálogo para a Amazônia Possível, realizado pela Coalizão Brasil Clima Florestas e Agricultura, Rede Brasil do Pacto Global e Sistema B, com apoio executivo do Instituto Arapyaú, na sede da ONU em 22 de setembro, durante a Semana do Clima (Climate Week). O objetivo do evento foi debater a construção de uma agenda positiva para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Na ocasião, Meirelles, profundo conhecedor da região amazônica, alertou que é fundamental que a sociedade em geral adote meios de produção e hábitos de consumo mais limpos, como empresas comprometidas com emissão zero de carbono e menor uso pelas pessoas de produtos de maior impacto ambiental. “A resposta para muitas questões está na natureza. Há pesquisas para se desenvolver bactérias que comem plástico, por exemplo.”
Arapyaú e CIC integraram a comitiva que passou por Costa do Marfim e Gana, os…
Mulheres do Assentamento Nova Vitória (Ilhéus/BA) discutem investimentos dos créditos de empoderamento feminino. Crédito: acervo.…
Protagonismo do Brasil para liderar soluções climáticas foi destaque em Davos. Crédito: acervo. Colocar o…
Visão integrada ganha amplitude com a chegada da COP 30. Crédito: acervo. O Instituto Arapyaú…
Para o grupo de fellows do Instituto Arapyaú, 2024 foi um ano de consolidação de…
Produções mostram a ligação entre Amazônia e Mata Atlântica, dois territórios prioritários para a atuação…