Curta-metragem dirigido por Fernando Meirelles e Juliano Salgado, com narração da atriz Maria Fernanda Cândido e fotos de Sebastião Salgado, convida à reflexão sobre a possibilidade de conciliar a potência natural e a potência econômica que caracterizam a região Amazônica. O roteiro é de Sophie Schönburg, diretora de criação da agência África, e a trilha sonora é do compositor francês Laurent Petitgand.
O vídeo foi exibido para mais de 100 convidados durante o Diálogo para a Amazônia Possível, realizado pela Coalizão Brasil Clima Florestas e Agricultura, Rede Brasil do Pacto Global e Sistema B, com apoio executivo do Instituto Arapyaú, na sede da ONU em 22 de setembro, durante a Semana do Clima (Climate Week). O objetivo do evento foi debater a construção de uma agenda positiva para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.
Na ocasião, Meirelles, profundo conhecedor da região amazônica, alertou que é fundamental que a sociedade em geral adote meios de produção e hábitos de consumo mais limpos, como empresas comprometidas com emissão zero de carbono e menor uso pelas pessoas de produtos de maior impacto ambiental. “A resposta para muitas questões está na natureza. Há pesquisas para se desenvolver bactérias que comem plástico, por exemplo.”
Filme foi dirigido por Mariane Claro e Igor Pimentel. Crédito: reprodução. Na imensidão da riqueza…
Instituto completou 16 anos em 2024. Crédito: Acervo. 2024 ficará marcado como o ano em…
COP 29 foi realizada no Azerbaijão; em 2025, será no Brasil. Crédito: Kamran Guliyev/UN. O…
Conferência reuniu especialistas nacionais e internacionais em Belém/PA. Crédito: IBRAM. A Conferência Internacional Amazônia e…
A bioeconomia é uma oportunidade para reduzir a dependência global dos combustíveis fósseis e para…
Instituto Arapyaú participou de reunião com as ministras Marina Silva e Sonia Guajajara. Crédito: acervo.…