De olho na sustentabilidade da cadeia produtiva do cacau

Currículo de Sustentabilidade do Cacau (CSCacau) e o GT de Crédito da Câmara Setorial do Cacau
Foto: Ana Lee

Duas importantes iniciativas que acabam de se formar buscam fortalecer a cadeia produtiva do cacau, com um panorama de longo prazo e com critérios de sustentabilidade: o CSCacau, com orientações para produção nas normas sustentáveis, e o GT de Crédito da Câmara Setorial do Cacau. Ambas contam com a participação do Instituto Arapyaú. 

O Currículo de Sustentabilidade do Cacau (CSCacau), anunciado na primeira reunião do ano realizada pelo Grupo de Técnico do CocoaAction, é um produto que dará suporte ao produtor rural, instituições, técnicos e cooperativas de cacau com direcionamentos sobre produção sustentável. 

Segundo Grazielle Cardoso, analista de projetos do Programa de Desenvolvimento Territorial do Sul da Bahia do Instituto Arapyaú, “não é uma certificação, mas irá auxiliar na melhor condução da cadeia produtiva em linha com os critérios de sustentabilidade. O produtor que estiver alinhado ao CSCacau tende a ser mais sustentável.” 

Outra iniciativa promissora é a formação do Grupo de Trabalho (GT) de Crédito, da Câmara Setorial da Cadeia Produtiva do Cacau e Sistemas Agroflorestais, fórum ligado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). O GT terá participação de bancos públicos e privados, órgãos públicos e organizações ligadas à cadeia do cacau. O Arapyaú integra o GT, cuja primeira reunião foi realizada no dia 22 de abril. O grupo seguirá ao longo do ano com encontros mensais.

A grande representatividade dos elos que formam a cadeia permitirá articular novas soluções de crédito, considerar questões regionais e aumentar o acesso aos recursos” 

Guilherme Salata, coordenador da iniciativa CocoaAction Brasil, da WCF (World Cocoa Foundation).