Fórum de Inovação em Investimento na Bioeconomia Amazônica discute novos mecanismos de negócios na região

Fórum de Inovação em Investimento na Bioeconomia Amazônica discute novos mecanismos de negócios na região
Arte em colagem de Rakel Caminha criada para o evento. O Fórum terá edição anual e passará a fazer parte do calendário do Plano de Recuperação Verde (PRV), uma série de medidas para impulsionar o desenvolvimento sustentável da região

Pesquisadores, especialistas, empreendedores, investidores, gestores públicos e representantes da sociedade civil vão se reunir virtualmente, entre os dias 14 e 25 de junho, para debater caminhos para a criação de novos mecanismos de financiamento de negócios ligados à bioeconomia da Amazônia. 

Fruto da parceria entre Uma Concertação pela Amazônia e o Consórcio de governadores da Amazônia Legal, o Fórum de Inovação em Investimentos na Bioeconomia Amazônica (F2iBAM) quer proporcionar um espaço de troca de informações sobre empreendimentos, projetos e programas com o objetivo de repensar fontes de financiamento capazes de incentivar a economia verde como uma nova matriz de desenvolvimento. A ideia é conectar especialistas em finanças e investimentos, organizações de fomento ao empreendedorismo, incubadoras e aceleradoras, bancos de desenvolvimento e formuladores de políticas públicas. 

A bioeconomia brasileira movimenta um mercado de US$ 326,1 bilhões, segundo levantamento feito em 2018 pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (BNDES). No entanto, o montante engloba 12 setores produtivos, entre eles a agropecuária, que representa 53% da receita. Torna-se necessário qualificar as atividades nesta área, inclusive para mostrar que a bioeconomia sustentável ainda requer investimentos com características específicas.

O F2iBAM

Realizado de forma online, o F2iBAM terá 15 painéis e a participação de profissionais com atuação nacional e internacional. O evento passará a ter periodicidade anual e fará parte do calendário de eventos do Plano de Recuperação Verde da Amazônia Legal, conjunto de medidas para impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável da região. A iniciativa é do grupo de nove Estados que fazem parte da Amazônia Legal e foi apresentada em abril para embaixadores dos Estados Unidos e Europa. O combate rigoroso ao desmatamento e o fortalecimento da bioeconomia são os principais temas que norteiam as propostas. 

O Fórum de Inovação tem o patrocínio da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), do Fundo JBS pela Amazônia, e dos bancos Bradesco, Itaú-Unibanco e Santander, além de apoio institucional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A realização do F2iBAM tem apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Amazonas (SEDECTI-AM), do Instituto Arapyaú e do WRI Brasil.

Totalmente virtual, os painéis de debate acontecem de segunda a sexta-feira, das 11h às 12h30 e das 15h às 16h30 (horário de Brasília). Haverá tradução simultânea para inglês e espanhol e as inscrições são gratuitas. Acesse www.bioeconomiaamazonica.com.br para mais informações.