Muitos são os entraves para a contratação de inovação pelo poder público, principalmente de serviços de tecnologia ou provenientes de startups. E a falta de legislação específica nos municípios que facilite as contratações é o principal deles. Para ajudar as cidades brasileiras na tarefa de elaborar e implementar legislações próprias para facilitar a contratação de inovação, o Fórum Inova Cidades acaba de lançar um guia de apoio à implementação de leis de inovação municipal. A publicação online Inovação em Cidades: desafios institucionais e experiências bem-sucedidas foi elaborada pelo Instituto Arapyaú e o Fórum, com parceria do escritório de advocacia VMCA.
A publicação orienta o gestor local na melhor forma de fomentar um ambiente inovador na sua cidade, seja pelo aumento da capacidade institucional para inovar como pela criação ou expansão de um ecossistema de inovação. O material busca difundir entre os gestores informações sobre quatro pontos essenciais:
Outro capítulo do manual é dedicado ao Mapeamento de Estudos e Documentos sobre Contratação de Soluções Inovadoras, que podem contribuir para que gestores, especialmente da área jurídica, possam desenvolver Notas Técnicas e pareceres que instruam os processos de contratação de maneira coerente e consistente com a legislação voltada aos incentivos à inovação.
O material está disponível gratuitamente para download aqui. Além disso, o Inova Cidades criou um hotsite para consulta dos principais pontos do guia: http://inovacao.foruminovacidades.org/.
Instituto Arapyaú participou de reunião com as ministras Marina Silva e Sonia Guajajara. Crédito: acervo.…
Festival de Investimentos de Impacto e Negócios Sustentáveis na Amazônia, organizado por Idesam e Impact…
Renata Piazzon, diretora-geral do Instituto Arapyaú. Crédito: Cauê Ito. O Instituto Arapyaú recebeu, entre os…
Plano Nacional de Desenvolvimento da Bioeconomia (PNDBio) ganhou força durante a realização do Painel Técnico-Científico…
Rede participou da 10ª Semana de Inovação da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Crédito:…