Notícias

Francisco Gaetani é um dos 100 acadêmicos mais influentes do mundo em políticas públicas

Imagem: montagem site Apolitical

Professor da Ebape/FGV, integrante da iniciativa Uma Concertação pela Amazônia e fellow do Instituto Arapyaú, Francisco Gaetani está entre os 100 acadêmicos mais influentes do mundo na área de políticas públicas. A lista da fundação britânica Apolitical, divulgada nesta semana, indica os acadêmicos que mais influenciaram o processo de formulação de políticas governamentais, contribuindo com ideias inovadoras ou informações relevantes. 

Além dele, outros quatro brasileiros aparecem na lista: Ricardo Paes de Barros (Insper) e Gabriela Lotta (FGV), que atuam em instituições nacionais, e Daniella Diniz (University of Pennsylvania) e Tulio de Oliveira (Stellenbosch University), ligados a universidades internacionais.

Para indicar os acadêmicos mais influentes de 2021, a Apolitical fez uma consulta aberta entre os mais de 100 mil assinantes da plataforma no mundo inteiro. Ao divulgar a lista deste ano, a fundação ressaltou que “a pesquisa acadêmica continua sendo uma fonte vital de informação e inovação”, capaz de gerar impacto e direcionar ações de governos. 

Gaetani é doutor em Administração Pública e mestre em Administração Pública e Políticas Públicas pela London School of Economics and Political Science (LSE) e já foi secretário executivo do Ministério do Meio Ambiente e do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

Leia também a entrevista com Gaetani: “A sociedade civil brasileira vai mostrar que o país tem outras vozes”

Carmen Guerreiro

Recent Posts

Colaboração e impacto em escala marcaram o 2024 do Instituto Arapyaú

Lançamento do Relatório de Atividades 2024 do Instituto Arapyaú. Crédito: Divulgação Em um mundo que…

1 semana ago

Em estreia em Belém, ‘Tons da Amazônia’ celebra a música feita na região

Exibição do mini-documentário “Tons da Amazônia” no Sesc Ver-o-Peso, em Belém (PA). Crédito: Divulgação “Amazônia…

1 semana ago

Rumo à COP30, Brasil reúne autoridades em fórum que conecta clima, natureza e finanças

II Fórum de Finanças Climáticas e de Natureza. Crédito: Divulgação Debater modelos financeiros e políticas…

1 semana ago

Instituto Arapyaú e CEBRI promovem encontro sobre desafios e oportunidades da COP30

Roberto Waack, Renata Piazzon, Julia Dias Leite e Izabella Teixeira estiveram ao lado de André…

1 mês ago

Arapyaú e Ibá se unem para impulsionar o setor de restauração florestal no Brasil

Cooperação vai ao encontro da meta nacional de restaurar 12 milhões de hectares de matas…

1 mês ago

Parceria com Suzano expande projeto Cacau+Sustentável na Bahia

Parceria pretende beneficiar diretamente 360 famílias produtoras de cacau do sul-baiano. Crédito: acervo. O Projeto…

1 mês ago