Com o objetivo de capacitar gestores públicos no uso da plataforma Amazônia Legal em Dados, iniciativa de Uma Concertação pela Amazônia, o Instituto Arapyaú e a Consultoria Macroplan, em parceria com a Vetor Brasil, promoveram em março uma série de oficinas de formação com profissionais que atuam nos governos estaduais e municipais dos nove Estados da Amazônia Legal.
A plataforma sistematizou e integrou dados em um só lugar com o recorte da região. Nela estão disponíveis 113 indicadores divididos em 11 temas (ciência e tecnologia, demografia, desenvolvimento social, educação, economia, infraestrutura, institucional, meio ambiente, saneamento, saúde e segurança) a respeito da Amazônia Legal, além de análises de questões críticas e principais desafios nos últimos 10 anos.
Durante as oficinas os participantes exploraram os usos da ferramenta e simularam análises que pudessem dar suporte às decisões tomadas no cotidiano dos governos e das organizações com atuação na região, a partir da identificação precisa dos desafios locais.
Os encontros também tiveram como objetivo levantar sugestões para o aprimoramento da plataforma de acordo com a experiência na ponta e as demandas dos participantes. As formações foram conduzidas pelo gerente de projetos da Consultoria Macroplan e coordenador de desenvolvimento da plataforma, Éber Gonçalves.
“As atividades práticas com os grupos produziram um bom conteúdo, o que fortalece nossa expectativa de que a plataforma seja de fato usada pelos gestores públicos da região”, analisou Gonçalves. “Depois de 30 dias, vamos fazer uma pesquisa para saber se houve e como foi a experiência de uso da ferramenta. As respostas vão ajudar no planejamento de melhorias e da versão 2.0 da plataforma”, completou.
As oficinas aconteceram nos dias 18, 25 e 30 de março com cerca de 50 participantes, incluindo o secretário adjunto de Tecnologia da Informação do Estado do Maranhão, Leandro da Silva Costa, e o servidor federal do Ministério da Economia e representante do Conselho Nacional da Amazônia Legal (CDS/CNAL) Demetrio Florentino de Toledo, além de ex-trainees da Vetor Brasil que hoje trabalham em organizações com iniciativas na região, como PNUD Brasil, Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão e Conectas Direitos Humanos.
Estão previstas para este semestre novas rodadas de oficinas, incluindo a formação de representantes federais dos nove estados da Amazônia Legal e jornalistas locais, além da produção de vídeo-aula.
Acesse a plataforma Amazônia Legal em Dados: https://amazonialegalemdados.info/
Anúncio foi feito durante o Partnership Meeting 2025, um dos maiores eventos do setor de…
Iniciativa setorial foi desenvolvida para promover o cacau nacional em mercados estratégicos, como Europa e…
Roberto Waack, Renata Piazzon, Julia Dias Leite e Izabella Teixeira estiveram ao lado de André…
Cooperação vai ao encontro da meta nacional de restaurar 12 milhões de hectares de matas…
Parceria pretende beneficiar diretamente 360 famílias produtoras de cacau do sul-baiano. Crédito: acervo. O Projeto…
Pauta foi debatida por especialistas de todo o mundo durante o Wood Construction Global Meeting.…