Cinco hospitais de Ilhéus e Itabuna estão recebendo doações de equipamentos de proteção para os profissionais da área médica. Esses hospitais são responsáveis pelo atendimento de pacientes de média e alta complexidade, provenientes de 30 cidades do sul da Bahia. As doações são de 24 caixas de intubação orotraqueal e 600 equipamentos de proteção facial chamadas de face shield, itens essenciais na proteção da saúde dos profissionais envolvidos na linha de frente do combate à Covid-19. Os responsáveis pela doação são as empresas Dengo, ZCO2, Kiddo, Okean, Gazit, com apoio de consultoria e logística do Instituto Arapyaú.
Segundo Marcelo Furtado, sócio fundador da ZCO2, a ideia de fabricar os materiais surgiu de um dado alarmante: mais de 8 mil profissionais da saúde estão afastados dos hospitais por estarem contaminados com o novo coronavírus. Em Ilhéus, por exemplo, a secretaria municipal da Saúde declarou que quase 78% dos casos confirmados de Covid-19 no município são de profissionais da saúde. A partir destes dados, inspirados pelo fundador da Kiddo, que este grupo de empresas se reuniu para fabricar caixas de intubação orotraqueal e o face shield e doá-las aos profissionais da área médica de diversas regiões do país.
Nesta doação, o Instituto Arapyaú e a Dengo são responsáveis pela logística de entrega; a ZCO2 coordena a iniciativa; a Kiddo produz as caixas e máscaras; a Okean também fabrica as caixas; e a Gazit contribui com a logística e financiamento de matéria-prima.
Até o momento, mais de 1.000 caixas foram produzidas e estão sendo fabricadas em torno de 1.000 protetores faciais por dia. Os materiais já foram distribuídos a hospitais com UTI que estão atendendo casos da Covid-19 na grande São Paulo, interior do estado de São Paulo, Fortaleza (CE) e, agora, Ilhéus e Itabuna (BA). No próximo mês, serão enviados equipamentos também para a região norte (Manaus, Belém, Santarém e outros).
A ação ganhou repercussão na imprensa local:
Centro Covid-19 de Ilhéus recebe doação de equipamentos médicos para profissionais de saúde
Hospitais de Ilhéus e Itabuna recebem doação de equipamentos médicos
Hospitais de Ilhéus e Itabuna recebem equipamentos para proteger e apoiar ação de equipe médica
Dengo – (dengo.com): marca de chocolates que promove uma rede de pequenos e médios produtores de cacau de qualidade no Sul da Bahia. 100% do cacau de suas formulações bean-to-bar vem do Sul da Bahia
ZCO2 – (zco2.com): por meio de um programa de fidelização, promove o consumo responsável e o combate às mudanças climáticas.
Kiddo – (kiddo.com.br): desenvolve produtos de alto padrão em design, conforto e segurança ao bebê.
Okean – (www.okeanyachts.com): estaleiro com destaque no mercado náutico nacional.
Gazit – (http://www.gazitbrasil.com.br/): subsidiária do Grupo Gazit, que opera, administra e desenvolve Shopping Centers ao redor do mundo.
Instituto Arapyaú – (arapyau.org.br): instituição privada, sem fins lucrativos, dedicada a fortalecer redes, organizações e projetos que atuam na linha de frente da promoção da sustentabilidade.
Analítica Comunicação
Rení Tognoni – reni@analitica.inf.br – 11 99151-6164
Eduardo Ritschel – eduardo.ritschel@analitica.inf.br – 11 99688-0850
Anúncio foi feito durante o Partnership Meeting 2025, um dos maiores eventos do setor de…
Iniciativa setorial foi desenvolvida para promover o cacau nacional em mercados estratégicos, como Europa e…
Roberto Waack, Renata Piazzon, Julia Dias Leite e Izabella Teixeira estiveram ao lado de André…
Cooperação vai ao encontro da meta nacional de restaurar 12 milhões de hectares de matas…
Parceria pretende beneficiar diretamente 360 famílias produtoras de cacau do sul-baiano. Crédito: acervo. O Projeto…
Pauta foi debatida por especialistas de todo o mundo durante o Wood Construction Global Meeting.…