Instituto Arapyaú comemora avanços no sul da Bahia

vista aérea de Serra Grande, na Bahia
Vista aérea de Serra Grande, no sul da Bahia

O Instituto Arapyaú atua na região Sul da Bahia há mais de dez anos, contribuindo para o desenvolvimento territorial por meio do fortalecimento de áreas essenciais para uma sociedade mais justa e igualitária, como a educação pública e a economia sustentável. 

Ao longo de todos esses anos tivemos muito a comemorar e novamente celebramos avanços relevantes para o território: a estruturação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) e os primeiros resultados do projeto Compromisso com a Educação.

Criada de forma apartidária e sem fins lucrativos, a ADR consolida sua estrutura com o objetivo de mobilizar lideranças para a criação, formulação e implementação de um programa de desenvolvimento regional, e seus mecanismos de sustentação, e entra agora em uma nova fase de atuação. No novo modelo de governança, as decisões são tomadas de forma participativa e a partir do Conselho Consultivo, constituído por representantes regionais dos segmentos público, privado, academia, sociedade civil e comunidades, e do Secretário Executivo. Toda esta estrutura atenderá os municípios que formam a Costa do Cacau: Canavieiras, Ilhéus, Itabuna, Itacaré, Una e Uruçuca.

No âmbito da Educação, no qual temos o compromisso de promover a melhoria da educação pública, os resultados já alcançados são muitos. O último deles é a entrega do Projeto Político Pedagógico (PPP), construído de forma coletiva e colaborativa com a comunidade de Serra Grande – Uruçuca (BA). O PPP é uma contribuição pedagógica para o Centro Integrado de Educação Integral “Nova Escola”, de Serra Grande (Uruçuca), que está em construção e atenderá os estudantes do município e do entorno. 

A contribuição à melhoria da educação também envolve o projeto piloto do “Plano Compromisso com a Educação Pública” nos municípios de Una e Uruçuca, em parceria com as secretarias de educação, também construído de forma colaborativa com famílias, professores e coordenadores pedagógicos. O projeto já alcançou resultados significativos, como a melhora de aprendizagem (em português e matemática) dos estudantes destas cidades, em média de dois pontos, e tem implementado uma cultura de avaliação dos alunos e de formação contínua dos profissionais da educação. 500 profissionais já passaram por cursos de capacitação em práticas pedagógicas e em gestão educacional promovidos pelo projeto ao longo de dois anos.

As entregas nos enchem de orgulho, pois reforçam e concretizam o jeito do Instituto Arapyaú de atuar. Cremos na interdependência das coisas e das pessoas, e, que todos os agentes são fundamentais na construção de uma sociedade mais justa, sustentável e igualitária: academia, comunidade, setor público, iniciativa privada e terceiro setor. 

Somos uma instituição privada, apartidária e sem fins lucrativos, comprometida com a promoção da sustentabilidade. Acreditamos no diálogo e na conexão dos diferentes atores. Entendemos que é fundamental atuar em sinergia com o poder público para gerar impactos positivos na região de maneira ampliada. Por isso, buscamos a cooperação com gestores públicos de diferentes partidos e posicionamentos desde que comprometidos com o território. Neste sentido, reforçamos que o sul da Bahia faz parte da nossa história e do que somos. Seguiremos em frente rumo a novas conquistas.